Topo

Obsessão de soldado por "selfies" pode provar operações da Rússia na Ucrânia

Selfies feitos pelo soldado russo - Reprodução/Instagram
Selfies feitos pelo soldado russo Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 10h12Atualizada em 31/07/2014 15h29

Os diversos "selfies" feitos por um soldado russo podem indicar que o Exército do país opera ou operou dentro do território da Ucrânia.

Alexander Sotkin, 24, que se descreve como um especialista em comunicações em mídia social, tem postado com frequência fotos em sua conta no Instagram que mostram o soldado operando equipamentos militares, incluindo um lançador de mísseis BUK, semelhante ao sistema apontado como responsável por derrubar o avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia em 17 de julho passado.

Cada vez que uma foto é colocada no Instagram o local em que a imagem foi postada é rastreado por um sistema de geolocalização. Várias das fotografias de Sotkin do início de julho relevam que as imagens foram postadas em território ucraniano, na vila de Krasnyi Derkul, área controlada por rebeldes separatistas, localizada a cerca de 14 quilômetros da base russa de Voloshino.

O soldado russo Alexander Sotkin - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem postada por Alexander Sotkin em conta do Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Uma foto de 3 de julho postada da Rússia mostra o soldado trabalhando em um cargueiro blindado. Dois dias depois, ele postou outra imagem, cuja localização indica a vila de Krasnyi Derkul. Uma terceira imagem, divulgada em 7 de julho, aponta que Sotkin estava de volta ao território russo.

Cessar-fogo

A Ucrânia suspendeu nesta quinta-feira (31), por 24 horas, todas as suas operações militares no leste do país, acatando assim um pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que exigiu a interrupção dos combates para permitir que especialistas internacionais possam ter acesso ao local onde caiu o avião da Malaysia Airlines.

"No dia 31 de julho, as tropas que participam da fase ativa da operação antiterrorista não tomarão parte em ações de combate, com exceção da defesa de suas posições das agressões" do inimigo, informou o centro de imprensa das forças ucranianas.

No entanto, as autoridades ucranianas já acusaram os rebeldes de descumprirem o cessar-fogo durante as primeiras horas de hoje.

"Os terroristas a mando da Rússia não respeitam nenhum dos acordos e exigências internacionais. Às 9h (horário de Kiev) de hoje, os ocupantes de uma plataforma de lançamento de mísseis Grad atacaram a cidade de Pobednoye", próxima de Lugansk, garantiu o centro de imprensa das forças ucranianas.

Os separatistas asseguraram que "não ouviram nada" sobre o cessar-fogo anunciado pelas forças ucranianas, e o chefe de imprensa da autoproclamada República Popular de Lugansk, Vladimir Inogorodtsev, denunciou que "sabotadores" que combatem do lado ucraniano "disparam com morteiro contra áreas residenciais" de Lugansk. (Com agências internacionais)