Topo

Índia usará imitadores de macaco para espantar bichos de prédios do governo

Macaco brinca com uma sacola plástica descartada em Nova Déli, na Índia - Saurabh Das/AP
Macaco brinca com uma sacola plástica descartada em Nova Déli, na Índia Imagem: Saurabh Das/AP

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 14h42

O governo indiano irá contratar 40 imitadores profissionais de macacos para policiar esses animais, que frequentemente invadem prédios governamentais, aterrorizando funcionários, roubando papéis e alimentos, informou o jornal britânico “Guardian”.

O chefe do escritório de saúde de Nova Déli, PK Sharma, negou que os imitadores irão se fantasiar de macacos para realizar a tarefa. “São homens que fazem apresentações em vilas, e alguns deles já imitaram macacos no palco. Eles apenas imitam o som do langur [espécie de macaco] e afastam os macacos menores, de cara vermelha”, explicou.

Segundo o ministro de Moradia e Desenvolvimento Urbano da Índia, Venkaiah Naidu, se os imitadores não conseguirem afastar os macacos, as autoridades usarão balas de borracha.

Por décadas, macacos da espécie langur foram usados para perseguir outros primatas em Nova Déli, mas em 2012 a Índia aumentou a fiscalização de uma lei que proíbe manter esses macacos em cativeiro. Desde então, as autoridades enfrentam uma onda de reclamações de moradores por conta dos bichos, que agridem crianças, invadem casas e roubam comida.

O número de mordidas de macaco na Índia só perde para os casos de mordidas de cachorro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Em 2007, o político Surinder Singh Bajwa caiu de um terraço e morreu após ser atacado por macacos em sua casa.

Contudo a iniciativa de contratar imitadores não encontra muitos apoiadores nem mesmo dentro do governo. “Estamos desperdiçando dinheiro treinando humanos para assustar macacos”, disse o parlamentar Ambeth Rajan ao jornal indiano “Business Standard”. “Os macacos deveriam ser capturados e soltos na selva.”