Topo

Israel acusa Hamas de disparar foguetes durante trégua e retoma ataques a Gaza

Fumaça sobe da Cidade de Gaza após ataque israelense nesta terça (19) - Suhaib Salem/Reuters
Fumaça sobe da Cidade de Gaza após ataque israelense nesta terça (19) Imagem: Suhaib Salem/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 10h24Atualizada em 19/08/2014 13h17

Israel afirmou que ao menos três foguetes foram disparados nesta teça-feira (19) da faixa de Gaza durante um período de trégua. 

Segundo o Exército israelense, os foguetes caíram próximo às cidades de Beersheba e Netivot, sem deixar vítimas.

Após os disparos, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou a retomada dos ataques militares contra o território palestino e chamou de volta os negociadores que estavam no Cairo (Egito) em conversas com autoridades palestinas em torno de um cessar-fogo permanente.

De acordo com Rede de Notícias Palestinas, aviões israelenses já realizaram dois ataques no norte da faixa, em Beit Lahyia.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

Na noite de segunda-feira (19), a trégua humanitária na faixa de Gaza havia sido prorrogada por 24 horas para que as delegações de Israel e de palestinos pudessem continuar a negociação no Egito. A trégua já durava seis dias.

Desde 8 de julho, quando começou a ofensiva israelense em Gaza, mais de 2.080 pessoas morreram, a maioria palestinos.

O tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz do IDF (Forças de Defesa de Israel, em inglês), disse que “terroristas quebraram o cessar-fogo e renovaram os ataques a civis israelenses a partir da faixa de Gaza. Essa agressão contínua será tratada de acordo pelo IDF, nós continuaremos a atacar a infraestrutura do terror, perseguindo terroristas e eliminando as capacidades do terror na faixa de Gaza, para restaurar a segurança do Estado de Israel”, segundo publicou o jornal britânico "The Guardian".

Do lado do Hamas, o porta-voz Fawzi Barhoum insinuou que pode haver mais lançamentos de foguetes.

“Se Netanyahu não entende… a língua da política no Cairo, nós sabemos como fazê-lo entender”, disse Barhoum, de acordo com o site de notícias israelense Ynet. 

No entanto, não ficou claro se é iminente um retorno com força dos ataques entre Israel e o Hamas ou se a troca de fogo seria de curta duração. (Com agências internacionais)