Topo

Para religioso egípcio, homens estão autorizados a espiar mulheres tomando banho

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 10h32Atualizada em 22/08/2014 10h44

Um religioso egípcio provocou consternação ao declarar que homens podem espiar mulheres tomando banho. Osama al-Qusi, islâmico ultraortodoxo, acredita que, se a intenção for casar-se com a mulher, tudo bem se esconder e observá-la nua, de acordo com reportagem do "Guardian" desta sexta-feira (22).

Estudiosos do islamismo ficaram indignados com as afirmações do clérigo.

“Se você for realmente honesto e quiser se casar com aquela mulher, e se fosse possível se esconder e olhá-la em segredo e ver as coisas que ela normalmente não deixaria você ver antes de casar-se com ela, então isso é aceitável, desde que suas intenções sejam puras”, Qusi, que é sunita, disse em um vídeo publicado na internet.

Para alguns críticos severos desse modo de interpretar as leis islâmicas, Qusi está usando a religião para conseguir atenção.

“Onde estão a glória e a masculinidade em observar uma mulher se banhando? Você permitiria que isso acontecesse com sua filha?”, indagou o ministro de Assuntos Religiosos do Egito, Mohamed Mokhtar, que condenou o clérigo e “sua laia”.

Apontando as reflexões de Qusi como um anátema do islã, o ministro afirmou que declarações sobre a lei islâmica só deveriam ser feitas por religiosos qualificados. 

Mokhtar confirmou que há planos de realizar campanhas populares contra ateus e extremistas islâmicos. Milhares de pregadores religiosos sem licença para realizar a atividade, acusados de extremismo em seus ‘ensinamentos’, foram banidos das mesquitas egípcias.