Topo

Tubarão com cerca de 10 toneladas é encontrado morto e preso a rede de pesca na Noruega

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 12h28

Um tubarão-frade pesando aproximadamente dez toneladas foi encontrado boiando na costa norte da Noruega, nesta segunda-feira (8). O animal pode ser o maior já encontrado da espécie, de acordo com o site “The Local”, que tem notícias do país em inglês.

O corpo do tubarão foi avistado perto da ilha Ylvingen (a 880 km de Oslo) por tripulantes de uma balsa. A carcaça foi rebocada por outra embarcação e depois foi ancorada a um píer na ilha. Como era noite, não foi possível precisar o tamanho exato do bicho.

“Eram 23h e estava escuro. Nós demos uma olhada no tubarão e vimos que ele tinha perto de 12 metros. Eu acho que pesava até umas 10 toneladas. Extraoficialmente, um de 13,7 metros já tinha sido capturado, mas isso não foi documentado”, disse o capitão da balsa, Torleif Ludvig Olsen. 

O animal estava preso pela cabeça e barbatanas dianteiras a uma rede de pesca quando foi encontrado.

Imagina-se que o tamanho desse tubarão-frade possa ser recorde, mas sua dimensão exata ainda não foi registrada.

Essa espécie é a segunda maior nos mares, ficando atrás apenas do tubarão-baleia. O frade consome apenas plâncton e é inofensivo ao ser humano. O peso do fígado do animal pode representar até um quarto de seu peso total e é usado para fins comerciais.

Para o capitão Olsen, o órgão deveria ter sido removido e pesado imediatamente por autoridades ambientais.