Topo

Beagle devolve pertences perdidos no aeroporto de Amsterdã

Sherlock fareja para encontrar donos dos pertences perdidos em aeroporto holandês - Reprodução
Sherlock fareja para encontrar donos dos pertences perdidos em aeroporto holandês Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 18h31

Muitos objetos são perdidos nos voos e nos aeroportos e para que os pertences retornem aos seus donos, o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda), contratou um funcionário pra lá de fofo que chama atenção por onde passa: o pequeno beagle Sherlock.

Um vídeo divulgado pela Royal Dutch Airlines explica como alguns objetos são devolvidos aos seus proprietários com a ajuda do cachorro que fareja os donos antes mesmo que eles saiam do aeroporto.

Sherlock é treinado para descobrir quem é o dono de telefones perdidos, passaportes e brinquedos infantis apenas pelo cheiro. 

Segundo um comunicado da empresa de aviação, cerca de 80% dos itens perdidos são devolvidos aos seus proprietários. No entanto, o comunicado não esclarece o quanto isso é graças a Sherlock.

No vídeo, o cachorro aparece correndo pelo aeroporto para encontrar os passageiros que esqueceram algum pertence. Muitas vezes Sherlock traz o objeto antes mesmo dos donos se darem conta de que tinham perdido.

Dirk Van Driel, treinador de Sherlock, explica no vídeo que o cachorro é treinado para ter "força muscular, resistência, e, claro, ser sociável".

Os beagles são classificados como cães de caça devido ao olfato apurado. Muitos animais da raça fazem parte de equipes de busca e salvamento. Esses cachorros fofos ainda estão presentes na Beagle Brigade, atualmente conhecido como USDA-APHIS Detector Dogs, no Departamento de Agricultura dos EUA para farejar alimentos ilegais nos aeroportos internacionais.

O vídeo que mostra o trabalho de Sherlock está em holandês, mas tem legenda em inglês, mas cuidado porque é uma overdose de fofura. (Com NY Daily News)

'Sherlock' ajuda a encontrar donos de objetos perdidos