Topo

Vítima do MH17 foi encontrada com máscara de oxigênio, revela Holanda

Do UOL, em São Paulo

09/10/2014 09h20Atualizada em 09/10/2014 10h21

O chanceler holandês, Frans Timmermans, afirmou nesta quinta-feira (9) que uma das 298 pessoas mortas na queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia foi encontrada usando uma máscara de oxigênio.

A revelação coloca em dúvida a tese de que todos a bordo morreram instantaneamente ao ser atingido por um míssil, em 17 de julho.

Um relatório preliminar sobre o acidente com o voo MH17 aponta que o avião se despedaçou no ar após ter sido atingido por "objetos" que "perfuraram a aeronave em alta velocidade". 

Timmermans fez a revelação durante uma entrevista a um canal de TV holandês, ao comentar discurso que fez na ONU dias após o acidente. Dentre os mortos, 196 eram holandeses, e o país lidera as investigações do caso.

No discurso, o chanceler afirmou ter imaginado o horror sentido pelos passageiros "quando sabiam que o avião estava caindo".

Na TV, foi questionado se não havia criado uma imagem que não havia acontecido, ele retrucou: "Ah é? Como você pode ter certeza disso?"

"Você sabia que uma pessoa foi encontrada com a máscara de oxigênio no rosto, e portanto teve tempo de colocá-la?", continuou.

Nesta quinta, o porta-voz da procuradoria holandesa, Wim de Bruin, confirmou a informação, esclarecendo que a máscara foi encontrada em volta do pescoço do passageiro, um holandês.

De Bruin afirmou ainda que nenhum outro corpo retirado do local acidente estava de máscara. (Com agências internacionais)