Topo

Escola de Seattle, nos EUA, é alvo de tiroteio; há dois mortos

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 16h45Atualizada em 24/10/2014 20h30

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, e outras duas morreram, durante um tiroteio em uma escola norte-americana, a Marysville-Pilchuck High School, no norte de Seattle, Estado de Washington (EUA), nesta sexta-feira (24). 

Segundo a polícia, três feridos foram atingidos na cabeça e estão em estado crítico e o quarto está em sérias condições. O colégio foi isolado pela polícia. O responsável pelos disparos foi identificado como Jaylen Fryberg, um aluno do primeiro ano do ensino médio, de origem nativo-americana e que, segundo relatos de testemunhas, era muito popular no colégio. Fryberg não escolheu alvos aleatórios, só atirou contra amigos.

O porta-voz da polícia no local confirmou a morte do atirador, em entrevista coletiva. O policial disse que ele era o único atirador do local, chamado de "lobo solitário".

Jaylen Ray Fryberg - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Jaylen Ray Fryberg abriu fogo na Marysville-Pilchuck High School, matou um colega e feriu outros quatro
Imagem: Reprodução/Facebook

"Quatro pacientes vieram para este centro provenientes do local. Três deles estão sendo mantidos no centro, os três em estado mais crítico", indicou o hospital. Entre os feridos, estão duas meninas e dois meninos.

Uma aluna falou por telefone para a 'CNN' que ela acreditava que o barulho do primeiro tiro, seguido pelo alarme, era de uma simulação de incêndio, até que os professores avisaram que era um tiroteio, e para que todos corressem para as salas de aula. A estudante, que não teve seu nome revelado, acredita que várias pessoas tenham ficado feridas.

A direção da escola divulgou um comunicado em que informa que o prédio está trancado, e que colabora com os trabalhos das autoridades. "A Marysville Pilchuck High School está em isolamento devido uma situação de emergência. A polícia e serviços de emergência estão trabalhando. O isolamento permanecerá até que a polícia libere a área."

Marysville Pilchuck é uma escola grande --a maior do Estado--, com mais de 2.500 alunos. A polícia pede que os estudantes e pais que não estão na escola fiquem longe do prédio.

Não há informações sobre o que motivou o ataque.

Um garoto que se identifica como amigo de Fryberg disse que não reparou nada de errado com ele nos últimos dias, mas disse que ele andava melancólico desde o término de um namoro, e que tinha publicado mensagens "brutais" nas redes sociais, sobre machucar a si mesmo e sobre suicídio.

Relatos

Fryberg chegou na lanchonete da escola, foi até uma mesa específica e começou a atirar. "Ele veio por trás, e atirou seis vezes pelas costas das pessoas", disse Jordan Luton, que testemunhou o ataque, à 'CNN'. "Eles [as vítimas] eram seus amigos, então não foi aleatório", explica.

"Eu estava comendo, quando ouvi quatro tiros atrás de mim. Vi uma arma apontada para uma mesa, então corri para a saída", contou um estudante, identificado apenas como Alex, à KIRO TV.

"Nosso filho acabou de ligar para dizer que seus filhos estão bem. Seu filho estava a mais ou menos 15 metros do atirador, um estudante que ele conhece", afirmou Tom Hopper, avô de um aluno da escola depois de conversar com o pai dos estudantes.

"Nosso neto e seus amigos fugiram, pularam uma cerca e foram para casa. Ele não sabia nada sobre vítimas, mas acha que há pelo menos uma", indicou Hopper em um e-mail ao canal.