Topo

Forte terremoto atinge o centro do Japão e deixa feridos

Casa fica destruída após forte terremoto em Hakuba, em Nagano, centro do Japão - Kyodo News/AP
Casa fica destruída após forte terremoto em Hakuba, em Nagano, centro do Japão Imagem: Kyodo News/AP

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 14h50

Um terremoto de forte magnitude atingiu a cidade de Nagano, região central do Japão, na noite de sábado (22). O tremor deixou ao menos cinco pessoas presas sob os escombros de casas que desabaram, informou a emissora estatal de televisão NHK. Há relatos de outros dez feridos.

O tremor ocorreu por volta das 22h08 locais (10h08 de Brasília) a uma profundidade de 10 km.

O terremoto teve 6,2 de magnitude, segundo o Instituto Americano de Geofísica (USGS, em inglês). Já a Agência Meteorológica do Japão indicou que a magnitude foi de 6,8. O órgão disse que não foi emitido alerta de tsunami após o tremor, que pôde ser sentido na capital Tóquio, a 180 quilômetros de distância.

A NHK disse que ao menos cinco pessoas ficaram presas em casas que desabaram no vilarejo de Hakuba, um resort de esqui na região de Nagano, mas uma delas foi resgatada e as equipes estavam tentando salvar as outras. Houve também relatos de ao menos outras dez pessoas feridas.

O chefe de gabinete do governo, Yoshihide Suga, disse a repórteres que uma unidade avançada dos militares japoneses foi enviada à área, e que outras estavam preparadas.

Trens de alta velocidade tiveram o serviço interrompido, mas depois voltaram ao normal, disse a agência de notícias Kyodo.

Não houve sinais de irregularidades na usina nuclear Kashiwazaki Kariwa, da Tokyo Electric Power Co (Tepco), de acordo com um porta-voz da unidade, acrescentando que as verificações ainda estavam sendo realizadas no local, que está com todos os reatores atualmente desligados.

O Japão, situado no "Anel de Fogo" de vulcões e fossas oceânicas que circunda em parte a bacia do Pacífico, é atingido por cerca de 20% dos terremotos no mundo com magnitude 6 ou superior.

Em março de 2011, um terremoto de magnitude 9 ocorrido no mar a norte da cidade japonesa de Sendai provocou um tsunami que devastou áreas enormes na costa japonesa e matou quase 20 mil  pessoas.

O tremor e o tsunami também danificaram a usina nuclear de Fukushima Daiichi, causando vazamentos e o pior acidente nuclear do mundo em 25 anos.

Tremor na China

Mais cedo, um terremoto de magnitude 5,8 fez a terra tremer em parte da província de Sichuan, no sudoeste da China, por volta das 16h55 locais (6h55 de Brasília).

As autoridades não deram informações sobre vítimas ou danos materiais. O tremor afetou o condado de Kangding, na região autônoma tibetana de Ganzi, no oeste de Sichuan, segundo o Centro de Redes de Terremotos da China. (Com agências internacionais)