Topo

Papa pede que Europa evite que Mediterrâneo vire cemitério de imigrantes

Remy de La Mauciniere/AFP
Imagem: Remy de La Mauciniere/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 10h21

Em discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o papa Francisco pediu nesta terça-feira (25) que a Europa aceite os milhares de imigrantes que chegam à sua costa.

"Não podemos permitir que o mar Mediterrâneo se torne um cemitério imenso", afirmou o papa.

"Os barcos que chegam diariamente no litoral da Europa estão cheios de homens e mulheres que precisam de aceitação e assistência", acrescentou Francisco, pedindo uma "resposta unificada à questão da imigração".

Há apenas alguns dias, 600 imigrantes  foram resgatados no Mediterrâneo entre a Sicília e o norte da África.

O papa argentino tornou a defesa dos imigrantes e trabalhadores uma grande bandeira de seu papado. Ele tem atacado o sistema econômico global por fracassar em compartilhar riquezas e escolheu a pequena ilha de Lampedusa, no sul da Itália, local que muitos imigrantes morreram tentando chegar à Europa, como local de sua primeira viagem como pontífice.

O papa comparou ainda a Europa a uma avó que já não é fértil e vibrante e instou os parlamentares a não deixarem que a burocracia de suas instituições sufoquem seus ideiais.

"As grandes ideias que uma vez inspiraram a Europa parecem ter pedido a atração, apenas para serem substituídas pelas tecnicalidades burocráticas de suas instituições", afirmou.  (Com agências internacionais)