Topo

Papa comemora restabelecimento de relações entre EUA e Cuba

O papa Francisco e Obama em encontro em março deste ano  - Gabriel Boyus/AFP
O papa Francisco e Obama em encontro em março deste ano Imagem: Gabriel Boyus/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 08h39Atualizada em 18/12/2014 08h45

O papa Francisco comemorou nesta quinta-feira (18) a decisão dos Estados Unidos e de Cuba de melhorar suas relações.

"Hoje todos estamos contentes porque vimos como dois povos, que tinham se afastado durante muitos anos, deram ontem um passo de aproximação. Isto foi possível graças aos embaixadores e à diplomacia", disse durante a cerimônia de entrega de cartas credenciais a vários embaixadores perante a Santa Sé. 

Segundo um funcionário americano de alto escalão, o papa Francisco e o Vaticano tiveram um papel essencial, intermediando a aproximação histórica entre os dois países.

O papa fez um apelo pessoal ao presidente dos EUA, Barack Obama, em uma carta enviada neste verão (do hemisfério Norte) e se comunicou com o líder cubano, Raúl Castro, em outra correspondência enviada separadamente a ele. Além disso, o Vaticano recebeu delegações de ambos os países para concluir a aproximação, explicou a fonte.

O Vaticano também teve um papel-chave nas conversas iniciadas no ano passado para a soltura do prisioneiro Alan Gross, que se concretizou nesta quarta-feira, pouco antes do anúncio oficial das mudanças nas relações diplomáticas.

As correspondências teriam sido escritas em meados de 2014. Nelas, o pontífice pede para os dois líderes estreitarem as relações. O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, inclusive, encontrou seu homólogo do Vaticano, Pietro Parolin, na última segunda-feira (15). 

Obama destacou em seu discurso o envolvimento "pessoal" do papa Francisco no processo de negociações entre seu país e Cuba. Castro  também agradeceu  o apoio do Vaticano e do papa Francisco na "melhora das relações entre Cuba e Estados Unidos" e ao governo do Canadá por ter facilitado o diálogo de "alto nível" entre os governos. (Com agências internacionais)