Topo

Cuba terá luta "longa e difícil" para fim de embargo dos EUA, diz Raúl Castro

Do UOL, em São Paulo

20/12/2014 15h49

O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou que seu país enfrentará uma luta "longa e difícil" antes que seja retirado o embargo econômico e comercial aplicado pelos Estados Unidos à ilha há mais de meio século. Raúl Castro discursou à Assembleia Nacional cubana neste sábado (20), em Havana, três dias após o anúncio da normalização das relações entre Cuba e EUA. 

Esta semana, Castro e o presidente dos EUA, Barack Obama, surpreenderam o mundo com um acordo histórico, que incluiu a restauração das relações diplomáticas entre os antigos inimigos da Guerra Fria. Para Castro, "o povo cubano acolheu favoravelmente a justa decisão do presidente Barack Obama", que remove "um obstáculo" no relacionamento entre os EUA e Cuba.

Segundo o mandatário, a ilha caribenha não descartará nenhum argumento no diálogo aberto com Washington. "Reiteramos nossa disposição ao diálogo respeitoso e recíproco sobre as discrepâncias. Temos firmes convicções e muitas preocupações sobre o que acontece nos Estados Unidos no campo da democracia e dos direitos humanos", disse o presidente cubano. "Aceitamos conversar (...) sobre qualquer tema, sobre tudo o que queiram discutir daqui, mas também dos Estados Unidos", acrescentou. 

Apesar do anúncio da reaproximação entre as duas nações, a remoção do embargo precisa ser aprovado pelo Congresso dos EUA, onde a oposição republicana terá a maioria em ambas as casas a partir de janeiro. Em seu discurso, Castro afirmou que será necessário que a comunidade internacional e a sociedade americana exijam o término do embargo.

Castro também anunciou que vai participar, em abril, da Cúpula das Américas no Panamá, onde é esperado um encontro com o presidente dos EUA.

Mudanças na ilha

Obama manifestou na sexta-feira (19) sua convicção de que "as mudanças chegarão a Cuba" com a nova política americana com relação à ilha, embora isto não ocorra rapidamente.

"As mudanças chegarão a Cuba. Têm que chegar. (Havana) tem uma economia que não funciona", disse Obama durante a última coletiva de imprensa do ano na Casa Branca, embora tenha admitido que não podia "antecipar as mudanças da noite para o dia" na ilha.

Obama negou considerar prazos para que estas mudanças ocorram antes do fim do seu mandato porque seria "pouco realista que agora se busque 'mapear' onde Cuba estará" nos próximos anos.

Raúl Castro, em Havana, e Obama, em Washington, anunciaram, simultaneamente, os históricos acordos ao meio-dia da última quarta-feira (17)

Os acordos contemplam o restabelecimento de relações diplomáticas e permitiram a libertação de três agentes cubanos nos Estados Unidos, de um "espião de origem cubana" e do funcionário terceirizado do governo americano, Alan Gross, em Cuba.

Obama disse que flexibilizará o embargo dentro de suas atribuições, pois sua eliminação só pode ser decidida pelo Congresso americano.