Topo

Pai de piloto da Jordânia capturado pede piedade ao Estado Islâmico

Imagem divulgada pelo grupo Estado Islâmico em sites jihadistas mostram supostamente um piloto (de roupa branca) capturado pelos extremistas - AFP
Imagem divulgada pelo grupo Estado Islâmico em sites jihadistas mostram supostamente um piloto (de roupa branca) capturado pelos extremistas Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

25/12/2014 11h47

O pai do piloto jordaniano Muadh al Kassasbe, 26, capturado pelo EI (Estado Islâmico), pediu que o grupo extremista tenha piedade e liberte seu filho, em entrevista a um jornal local da Jordânia nesta quinta-feira (25).

“Espero que Deus coloque piedade nos corações deles e que libertem meu filho”, disse Yusuf al-Kassasbeh ao “Saraya News”.  "Eu lhes imploro, libertem-no, ele é um devoto muçulmano, nas suas missões sempre tinha o Corão do seu lado."

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também pediu aos sequestradores que "tratem o piloto segundo as regras do direito humanitário internacional".

Al Kassasbe estava em missão na quarta-feira (24) quando o avião F-16 que pilotava caiu em uma região controlada pelo EI em Raqqa, na Síria. Cerca de 24 horas depois, nenhuma informação nova foi divulgada sobre seu paradeiro.

O Pentágono negou que o EI tenha derrubado o caça, como garantiu o grupo jihadista, que capturou o piloto. "As evidências indicam claramente que o EI não derrubou o avião como a organização terrorista está reivindicando", indicou o Comando Central dos Estados Unidos em comunicado.

11.ago.2014 - Cidades sob controle do Estado Islâmico no Iraque e na Síria - Arte UOL - Arte UOL
Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque
Imagem: Arte UOL

Destino incerto

Nael Mustafa, militante anti-EI em Raqa, afirmou à AFP via internet que os jihadistas estavam divididos sobre o destino do piloto. "Os chechenos querem matá-lo, enquanto os iraquianos querem mantê-lo com vida. Há algum tempo acontecem discussões entre eles sobre quem deve dar as ordens", explicou.

Segundo Mustafa, a decisão será tomada pelo Conselho Consultivo ("Majlis ach Shura"), uma instância com representação de todas as nacionalidades presentes no EI.

Comoção na Jordânia

Esse foi o primeiro avião perdido desde o início da campanha de ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria.

A captura do jovem piloto, que casou recentemente, provocou uma grande comoção na Jordânia, onde o rei Abdullah II acompanha os esforços para obter o retorno do militar, segundo o exército.

O governo criou células de crise, segundo o jornal estatal “Al Rai”. (Com agências)