Topo

Área de buscas por Airbus desaparecido será ampliada

Dita Alangkara/AP
Imagem: Dita Alangkara/AP

Do UOL, em São Paulo

29/12/2014 12h28Atualizada em 29/12/2014 12h51

Depois do segundo dia de buscas infrutíferas pelo avião da companhia AirAsia desaparecido no último sábado, o governo da Indonésia anunciou nesta segunda-feira (29) que, a partir de terça, a área da operação será expandida para mais quatro zonas.

"Nossa principal conjectura é que o avião esteja no fundo do mar", afirmou Bambang Sulistyo, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate do país, com base no trajeto da aeronave e sua última posição conhecida.

"Amanhã, as operações de busca se desenvolverão nos atuais sete setores e em quatro a mais, dois em terra da província de Kalimantan Ocidental e os outros dois em áreas marinhas da ilha de Belitung", detalhou Selistyo, segundo o jornal "Straits Times".

Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul participam com equipamento e pessoal na busca, que até o momento se centrou em torno da ilha de Belitung. Participam da operação 15 barcos e 30 aviões. 

Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Índia e Japão ofereceram assistência.

O voo QZ8501 ia de Surabaia, na ilha indonésia de Java, para Cingapura, com 162 ocupantes, mas desapareceu dos radares 40 minutos após a decolagem.

O presidente da AirAsia, Tony Fernandes, se disse devastado com o acidente.

"É inacreditável", afirmou durante uma coletiva de imprensa ao lado de outros executivos da empresa. "Nós esperamos que a aeronave seja encontrada rapidamente e que possamos descobrir a causa do que aconteceu."

A aeronave, um Airbus 320-200, transportava 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de dois pilotos, um mecânico e quatro comissários de bordo. Entre passageiros e tripulantes haviam 156 indonésios, três coreanos, um francês, um malaio e um cingapuriano. Dezenas de familiares dos passageiros aguardam por notícias no aeroporto de Surabaia.

Nesta segunda, informações de que uma aeronave de vigilância australiana havia detectado alguns destroços que poderiam ser do voo foram descartadas pelo vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla.

"Foi verificado e não há provas suficientes para confirmar estas informações", disse Kalla em uma coletiva de imprensa no aeroporto de Surabaya, de onde saiu na madrugada de domingo o avião desaparecido com destino a Cingapura.

Avião desaparecido em março

Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo que viajava de Kuala Lumpur para Pequim desapareceu em 8 de março de 2014 e não se voltou a saber dele.

Os investigadores acreditam que o voo MH370 foi desviado de seu rumo e acabou caindo por falta de combustível em um lugar remoto do sul do oceano Índico. (Com agências internacionais)