Topo

Ataque do Hizbollah contra comboio do Exército israelense mata 3 e fere 8

Veículos ficam queimados após serem atingidos por mísseis disparos pelo Hizbollah, próximo ao vilarejo de Ghajar, na fronteira entre Israel e Líbano - Maruf Khatib/Reuters
Veículos ficam queimados após serem atingidos por mísseis disparos pelo Hizbollah, próximo ao vilarejo de Ghajar, na fronteira entre Israel e Líbano Imagem: Maruf Khatib/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 10h42

O movimento xiita libanês Hizbollah assumiu nesta quarta-feira (28) a autoria do ataque contra um comboio do Exército israelense nas disputadas Fazendas de Shebaa, ocupadas por Israel, deixando dois soldados e um membro espanhol da força interina da ONU no Líbano mortos. Há pelo menos 7 feridos.

Por meio de um comunicado, a organização afirmou que o grupo dos Mártires de Al Quneitra cometeu o ataque contra oficiais e soldados israelenses, que viajavam em um comboio composto por vários veículos. 

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse qe Israel está disposto a agir com força após o ataque.

"O Exército está disposto a agir com força em todas as frentes", declarou Netanyahu em um comunicado.

Nesta quarta, o Exército de Israel lançou  vários foguetes contra o sul do Líbano, informou a Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN).

A agência disse que a "infantaria da ocupação", em referência a Israel, atacou as imediações de Al Mayedia, Kfar Shuba, Al Abassiya e Al Uazani, localizadas no sul do território libanês, considerado reduto do Hizbollah.

Uma fonte militar explicou à Agência Efe que ocorreu um disparo de projéteis do setor Wazani contra território israelense, mas que não está claro se o lançamento dos foguetes foi efetuado do lado libanês da fronteira.

Na semana passada, Israel aumentou suas forças nas fronteiras com o Líbano e Síria e reforçou as medidas de segurança em toda a zona, após atacar com um avião não tripulado um comboio do Hezbollah, que circulava pela parte síria de Golã.

No ataque morreram seis membros do Hezbollah -entre eles um jovem oficial que era filho do ex-chefe de seu braço armado Imad Mughniye, assassinado em Damasco em 2008- e um general da Guarda Revolucionária iraniana.

Além disso, a aviação israelense bombardeou hoje de madrugada mais posições das forças do regime sírio na periferia da cidade síria de Al Quneitra, fronteiriça com as Colinas de Golã ocupadas por Israel.

Ontem, o Exército israelense disparou 20 projéteis de artilharia contra posições no lado sírio de as Colinas de Golã em resposta ao lançamento de dois foguetes procedentes deste território.