Topo

Cinco suspeitos de planejar atos terroristas são indiciados na França

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 10h33

Cinco homens presos na última terça-feira (27) no sudeste da França, acusados de montarem uma rede de recrutamento de jihadistas na cidade de Lunel, foram indiciados e transferidos para a prisão neste sábado (31).

Fontes judiciais explicaram que os cinco detidos, com idades entre 26 e 44 anos, foram acusados por associação criminosa com o objetivo de planejar atos terroristas.

Os investigadores suspeitam que dois deles estiveram na Síria, o primeiro entre o final de 2013 e o início de 2014. Já o segundo teria retornado ao país só há alguns meses, afirmou a emissora "France Info". Os outros três tinham intenção de viajar à Síria para serem treinados por grupos jihadistas.

De acordo com a investigação, um dos cincos era responsável por estabelecer a conexão entre os franceses e os jihadistas na Síria, onde teriam morrido dois de seus irmãos.

Mais de 20 jovens procedentes de Lunel, cidade com 26 mil habitantes nas proximidades de Montpellier, viajaram à Síria desde outubro para lutar pelos grupos radicais. Seis deles, com idades de 18 a 30 anos, morreram.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, afirmou na terça-feira, quando ocorreu a operação policial para prender o grupo, que se confirmado o envolvimento dos cinco, as autoridades teriam desmantelado "uma rede particularmente perigosa e organizada".

Após os atentados em Paris no início de janeiro, o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou que os serviços de inteligência deveriam vigiar quase 3.000 pessoas próximas ao jihadismo. (Com AFP e EFE)