Topo

Vocês têm um tesouro a compartilhar, diz papa a alunos com deficiência

Do UOL, em São Paulo

05/02/2015 13h46

O papa Francisco afirmou, em uma videoconferência com estudantes portadores de deficiência nesta quinta-feira (5), que todos têm um "tesouro" a compartilhar. A conversa fez parte da divulgação da iniciativa Scholas Web, que visa criar parcerias entre empresas de tecnologia e escolas. 

"Todos vocês têm um cofre, uma caixa, e dentro há um tesouro", disse Francisco. "O trabalho de vocês é abrir a caixa, tirar o tesouro, entregar e compartilhar com os demais."

"Devemos compartilhar este tesouro com os demais. Se compartilhamos, recebemos do outro, e isso se multiplica. A vida é um grande tesouro, mas só faz sentido quando damos", acrescentou o pontífice.

Uma das crianças que participou da conversa foi Pedro, de São Paulo. Francisco lhe perguntou em que posição gosta de jogar futebol. O menino respondeu que gosta de ser goleiro, apesar de ter o braço direito amputado.

"Ele nos dá uma lição. De que o que importa não é ganhar, mas competir e dividir a alegria com os amigos", respondeu-lhe o papa.

No encontro, o pontífice pediu também para os adolescentes não se amedrontarem frente às dificuldades. "Somos capazes de superar tudo. Precisamos apenas de tempo para procurar e encontrar o caminho", disse Jorge Bergoglio.  

A frase foi uma resposta a uma pergunta feita por um menino do Alasca (Estados Unidos) que queria saber como o Papa se comportava diante de problemas. "Não se irrite, fique tranquilo e então descubra o modo de superá-los. Mas nunca, nunca sinta medo", acrescentou Francisco.  

Na conversa, em tom informal, o papa disse ainda que não tem um tablet, que não sabe usar o computador e que é "bruto" com máquinas fotográficas. 

A conversa foi transmitida ao vivo pelo Google e fez parte da cerimônia de encerramento do 4º Congresso Mundial Educativo da Scholas Occurrentes, realizado no Vaticano.  

A rede internacional Scholas Occurrentes nasceu em Buenos Aires, por iniciativa do próprio Bergoglio, quando ele era arcebispo da capital argentina. Atualmente, a instituição reúne 400 mil colégios estatais ou religiosos, divididos pelos cinco continentes. (Com agências internacionais)