Topo

Motores de avião da TransAsia falharam antes de acidente

Do UOL, em São Paulo

06/02/2015 08h34

Os dois motores do avião ATR 72-600 da companhia aérea TransAsia que caiu na quarta-feira (4) em um rio de Taiwan e provocou a morte de pelo menos 35 pessoas falharam antes do acidente, anunciou o Conselho de Segurança Aérea da China.

Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com o motor direito foram seguidos por problemas no esquerdo, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé.

"Levando em consideração os dados de que dispomos, observamos que durante um período de tempo os dois motores não tinham propulsão", afirmou Thomas Wang, diretor do Conselho de Segurança Aérea, que investiga as causas do acidente.

"O motor direito entrou em chamas e provocou um alarme na cabine. O motor esquerdo apagou automaticamente e o piloto tentou reativá-lo, mas não conseguiu", disse Wang.

As autoridades revelaram ainda que o piloto tentou desligar e reiniciar uma turbina. Não se sabe ainda o motivo para a falha.

A aeronave da TransAsia caiu pouco depois da decolagem do aeroporto de Songshan, em Taipé. O avião bateu contra uma ponte, antes de cair no rio Keelung.

Quinze pessoas sobreviveram ao acidente e as equipes de resgate ainda procuram oito desaparecidos.