Topo

Assassinato de opositor teve fundo político, diz Putin

Multidão acompanha funeral de Boris Nemtsov em Moscou - Pavel Golovkin/AP
Multidão acompanha funeral de Boris Nemtsov em Moscou Imagem: Pavel Golovkin/AP

04/03/2015 10h26

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (4) que o assassinato do líder oposicionista Boris Nemtsov foi uma tragédia com fundo político.

Crítico do Kremlin, Nemtsov foi morto na última sexta-feira quando passeava com a namorada pela praça Vermelha, em Moscou. 

Em encontro com autoridades do Ministério do Interior, Putin afirmou: "A maior atenção deve ser dada a crimes de grande repercussão, incluindo aqueles com fundo político. A Rússia deve se livrar finalmente dessas tragédias e vergonhas que temos visto. Me refiro ao audaz assassinato de Boris Nemtsov bem no centro da capital".

Colaboradores de Nemtsov responsabilizaram o Kremlin pela sua morte; já o governo russo diz que o ato é uma tentativa de desacreditar Putin.

Nesta quarta, o chefe do serviço secreto da Rússia, Alexander Bortnikov, afirmou que seus agentes identificaram os primeiros suspeitos pela morte de Nemtsov. Não foi informado, porém, quais seriam os investigados pelo crime.  (Com agências internacionais)