Topo

Ruínas encontradas na Argentina podem ser de antigo esconderijo nazista

Uma das ruínas encontradas no parque Teyu Cuare, na Argentina - Daniel Schávelzon/Cortesia
Uma das ruínas encontradas no parque Teyu Cuare, na Argentina Imagem: Daniel Schávelzon/Cortesia

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 12h06

Arqueologistas acreditam ter descoberto, em uma região remota na Argentina, ruínas que podem ser de um antigo esconderijo construído por nazistas que fugiram da Alemanha no fim da Segunda Guerra. A descoberta foi revelada neste fim de semana pelo jornal argentino "Clarín".

No parque de Teyu Cuare, na província de Misiones, no norte do país, pesquisadores encontraram restos de três edifícios, além de cinco moedas alemãs dos anos 1938 e 1941 e fragmentos de pratos de porcelana onde se vê a inscrição "feito na Alemanha".

"Parece não haver outra explicação a não ser que essas estruturas tenham sido pensadas como um esconderijo para os nazistas, porque teria sido muito caro construí-las em lugar tão pouco acessível", afirmou ao "Clarín" Daniel Schávelzon, da Universidade de Buenos Aires, que lidera as investigações. 

Abraham Zylberman, historiador do Museu do Holocausto Buenos Aires, afirmou que a hipótese ainda precisa ser comprovada. 

De acordo com o Simon Wiesenthal Center, na Califórnia, que se dedicou a caçar nazistas após a guerra, centenas de nazistas e fascistas da Alemanha, da Croácia e da Itália vieram parar na Argentina, muitos com a conivência do presidente Juan Domingo Perón, e também no Brasil e outros países da América do Sul.

Adolf Eichmann, idealizador da "solução final", foi capturado em Buenos Aires por uma equipe israelense em 1960. Eichmann foi executado após julgamento em Israel. Josef Mengele foi outro líder nazista que buscou refúgio na região.