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San Francisco (EUA) ganha ônibus "gourmet" com bar próprio, wi-fi e suco natural

Usuários testam ônibus da Leap em San Francisco; serviço estreou na semana passada - Josh Edelson/AFP
Usuários testam ônibus da Leap em San Francisco; serviço estreou na semana passada Imagem: Josh Edelson/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 19h12

A proposta, em tese, é a mesma de um ônibus coletivo: levar e buscar as pessoas de casa para o trabalho, todos os dias. Mas uma empresa particular resolveu ingressar na rede de transportes de San Francisco com bancos e cadeiras de couro, wi-fi, estrutura para laptops e serviço de bar –incluindo sucos naturais feitos no próprio ônibus–, além de uma decoração que inclui um painel de madeira com o logo da empresa no lugar da tradicional janela traseira.

A ideia da Leap é atrair as pessoas que estão cansadas do transporte público da cidade e que buscam mais conforto, segurança e exclusividade, tornando os ônibus mais parecidos com uma sala de estar, ou um escritório, do que com um coletivo habitual. A viagem custa US$ 6 –pouco mais que o dobro do transporte público (US$ 2,25)–, e quem comprar em quantidades maiores paga US$ 5 por cada passagem.

Os ônibus, que começaram a circular na semana passada, passam com intervalo entre 10 e 15 minutos em pontos especiais montados pela empresa, das 7h às 10h e das 17h às 20h. A rota é reduzida a uma área que vai da Marina, bairro próximo à famosa ponte Golden Gate, até o distrito financeiro da cidade.

Para entrar no ônibus, o passageiro faz check-in por um app, que também informa o tempo estimado da viagem até o ponto desejado, e é cobrado automaticamente. Ao subir no veículo, um atendente da empresa confirma a entrada do passageiro.

Na viagem, além de conectar todos os dispositivos eletrônicos desejados nas tomadas e entradas USB, o passageiro pode escolher alguma opção do serviço de bar, como o suco natural que custa mais caro que a passagem (US$ 7). Café gelado, água de coco e iogurte são outras alternativas.

Segundo o relato do jornalista Matt Weinberger, da Business Insider, que avaliou o novo serviço na semana passada, o check-in funcionou normalmente, assim como a compra dos produtos do bar pelo próprio app da empresa. O ônibus, no entanto, estava inteiramente vazio, e apenas duas pessoas se juntaram a ele ao longo da viagem –30 lugares estão disponíveis.

Enquanto uma pequena boombox tocava música indie, Weinberger conversou com Richard, o atendente da Leap, que disse que o ônibus normalmente é um pouco mais cheio e já recebe oito pessoas na mesma viagem, acrescentando que o número de usuários cresce a cada dia.

Apesar da aprovação dos outros dois passageiros, que elogiaram ao jornalista a alternativa confortável ao transporte público regular, a empresa foi alvo de críticas de moradores e comerciantes por causa da instalação dos pontos de parada na frente de casas e estabelecimentos –um deles precisou ser movido duas vezes.

E também recebeu críticas pelo caráter exclusivista do serviço. Um artigo no Citylab, portal americano dedicado a planejamento e vida urbana das cidades, não poupou o novo projeto. “San Francisco ganha o ridículo ônibus de luxo que merece”, diz o texto, que ironiza a propaganda do serviço (veja o vídeo abaixo) e o ambiente dos usuários no ônibus VIP, considerados “alienados” pela publicação. (Com Washington Post)

Ônibus "gourmet" de San Francisco tem bar próprio e Wi-Fi