Topo

Trem-bala magnético japonês bate novo recorde de velocidade a 603 km/h

Passageiros viajam em trem-bala Maglev japonês enquanto monitor exibe a velocidade alcançada - Jiji Press/AFP
Passageiros viajam em trem-bala Maglev japonês enquanto monitor exibe a velocidade alcançada Imagem: Jiji Press/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 02h07

O trem japonês de levitação magnética Maglev, ainda em fase de testes, bateu nesta terça-feira (21) seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir 603 km/h menos de uma semana de quebrar a marca anterior. 

"A velocidade de 603 km/h foi mantida por 10,8 segundos" quando o trem atravessava um túnel, destacou o porta-voz da companhia que opera o trem, Central Japan Railway, afirmando que trata-se de um recorde mundial.

O teste, com pessoas a bordo, foi realizado na manhã desta terça-feira, em uma linha especial de 42,8 km em Yamanashi, no centro do Japão, onde o Maglev é desenvolvido há anos. O objetivo do teste era comprovar a estabilidade deste meio de transporte inclusive a uma velocidade muito superior à prevista para o serviço comercial.

O mesmo trem havia batido o recorde mundial anterior ao alcançar 590 km/h no último dia 16 de abril. Com a atividade de hoje, a Central Japan Railway concluiu os testes para atingir as altas velocidades com o Maglev sem o registro de nenhum problema.

Levitação

O Maglev funciona por meio de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares para gerar um campo magnético perto dos trilhos. Este campo gerado faz com que o trem seja elevado até 10 cm acima da ferrovia e também o impulsiona, eliminando o contato e fazendo com que a única forma de atrito do trem seja com o ar.

A Central Japan Railway pretende colocar o Maglev em funcionamento em 2027 entre a estação de Shinagawa, ao sul de Tóquio, e a cidade de Nagóia, no centro do Japão. O trajeto de 286 quilômetros e feito pelo trem-bala atual em 88 minutos seria reduzido para 40 minutos com o novo sistema, viajando à velocidade máxima de 500 km/h. (Com agência internacionais)