Topo

Imigrantes chegam a portos na Itália e relatam mortes no Mediterrâneo

05/05/2015 08h14

A Marina e a Guarda Costeira da Itália continuam na madrugada desta terça-feira (5) os trabalhos de resgate a imigrantes que tentam atravessar o Canal da Sicília, enquanto outras centenas começaram a chegar aos portos do país.

Sobreviventes que chegaram a Catania, Sicília (Itália), recebidos por funcionários da ONG Save the Children, contaram que quase 40 imigrantes morreram em um incidente a bordo de uma lancha improvisada durante a travessia.

"Eles afirmaram que 137 pessoas estavam na lancha pneumática, que desinflou ou explodiu, não está claro, o que provocou a queda no mar de vários deles. Alguns mencionam 'muitos mortos', outros de 'quase 40'", declarou à AFP Giovanna di Benedetto, que trabalha para a ONG e ajudou na recepção dos sobreviventes em Catania.

Só no começo da manhã, 562 pessoas foram resgatadas de um pesqueiro. Ontem, a Guarda Costeira auxiliou outros 700 que viajavam em cinco lanchas e uma barcaça.

Enquanto isso, a embarcação "Borsoni" deve chegar hoje a Palermo, capital da Sicília, com 483 socorridos também ontem em várias operações.

Também na ilha siciliana, mas no porto de Pozzalo, devem chegar mais 700 imigrantes resgatados nas últimas horas, 369 deles salvos pelo "My Phoenix", barco da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Estação de Ajuda ao Migrante por Mar (MOAS, na sigla em inglês).

As contínuas chegadas de imigrantes estão provocando uma série de problemas no sistema organizado pelo Ministério do Interior da Itália.

Ontem, um novo pedido foi enviado a representantes do governo para que mais locais para receber essas pessoas sejam encontrados, já que os centros inicialmente destinados para este fim estão completamente lotados. (Com agências internacionais)