Topo

Biblioteca privada de Bin Laden continha Chomsky e teorias da conspiração

Abdel Barri Atwan/US Attorney"s Office-SDNY/The Guardian
Imagem: Abdel Barri Atwan/US Attorney's Office-SDNY/The Guardian

Do UOL, em São Paulo

20/05/2015 13h32

Documentos divulgados pelos EUA nesta quarta-feira (20) revelam que o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, mantinha uma coleção de livros em inglês em sua biblioteca privada no complexo de Abbottabad, no Paquistão, onde ele foi morto em 2011, afirmou o "Washington Post".

Entre os livros que o terrorista mantinha estavam "Obama's Wars" (As guerras de Obama, em tradução livre), do jornalista Bob Woodward -- o mesmo que descobriu o escândalo de Watergate nos EUA --,  "Hegemonia ou Sobrevivência: O Sonho Americano de Domínio Global", do ativista político norte-americano Noam Chomsky, e "Military Intelligence Blunders" (Trapalhadas de inteligência militar, em tradução livre), do analista militar John Hughes-Wilson.

Havia livros ainda sobre o islã --  como "In Pursuit of Allah’s Pleasure" ("Em busca do prazer de Alá") --,  sobre relações internacionais -- como "Ascenção e Queda das Grandes Potências", de Paul Kennedy -- e títulos com teorias da conspiração sobre o 11 de Setembro -- como "America's War on Terrorism", de Michel Chossudovsky, que alega que os atentados não foram cometidos por terroristas islâmicos, mas foi uma desculpa para os EUA invadirem o Iraque.

A lista completa está aqui (em inglês).

Em nota, o Escritório do Diretor Nacional de Inteligência norte-americano afirmou que o material faz parte de um "conjunto considerável de documentos recuperados durante a operação no complexo usado por Osama bin Laden para se esconder".

Os documentos apontaram ainda que o líder terrorista preparava o filho mais novo, Hamza, para sucedê-lo e que orientou simpatizantes a priorizarem ataques contra os EUA. (Com agências internacionais)