Topo

Espanha concede visto a menino encontrado em mala

Guarda Civil Espanhola/HO/AFP
Imagem: Guarda Civil Espanhola/HO/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 14h22

As autoridades espanholas concederam nesta quinta-feira (21) um visto de permanência de um ano à criança africana que foi encontrada pela imigração dentro de uma mala de viagem. De acordo com a imprensa local, o visto temporário foi dado em "circunstâncias extraordinárias" pela Secretaria de Estado de Imigração.  

No início de maio, os serviços de imigração da Espanha encontraram Abou, de 8 anos, originário da Costa do Marfim, dentro de uma mala. Ele estava sendo transportado ao país por uma mulher de 19 anos.  

O pai da criança, Ali Outara, disse à Justiça que tentou fazer o filho ingressar legalmente no país, mas não seu salário não foi considerado suficiente. Ele afirmou que pagou para a criança ser trazida, mas que não sabia que ela viria dentro de uma mala

O pai e a mulher que trouxe o menino estão detidos. A mãe de Abou pôde visitá-lo em um centro de acolhida na última segunda-feira. 

 A decisão do governo espanhol de conceder o visto, porém, foi criticada por alguns cidadãos. Na página do jornal "El Mundo", um leitor afirmou que "o número de crianças que entrarão em malas no país se multiplicará por 10".

Outro escreveu que, "de agora em diante, não serão usados mais barcos para imigração, mas sim, malas de 100 x 50".

A Espanha e a Itália são umas das principais portas de entrada para imigrantes à Europa. (Com agências internacionais)