Topo

Alemã de 65 anos dá à luz quadrigêmeos; ela já tinha 13 filhos e 7 netos

Annegret (à esq.) em foto de 2005, com a filha Leila no colo, ao lado de filhos e netos - Joerg Carstensen/AFP
Annegret (à esq.) em foto de 2005, com a filha Leila no colo, ao lado de filhos e netos Imagem: Joerg Carstensen/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/05/2015 11h38Atualizada em 24/05/2015 13h25

A alemã Annegret Raunigk, 65, deu à luz quadrigêmeos em um hospital de Berlim neste sábado, anunciou a emissora de televisão RTL. Ela já tinha 13 filhos e 7 netos.

Ela é professora de inglês e russo, está perto da aposentadoria e não é casada.

Com isso, Annegret tornou-se a mãe de quadrigêmeos mais velha no mundo, segundo o canal.

Bebês nasceram com 26 semanas

Os bebês --uma menina e três meninos-- nasceram prematuros, de cesárea, com apenas 26 semanas de gestação. 

Eles têm peso entre 655 e 960 gramas e medem entre 30 e 32,5 centímetros: Neeta (655 g, 30 cm), Dries (960 g, 35 cm), Bence (680 g, 32 cm) e Fjonn (745 g, 32,5 cm). 

Como é habitual em partos prematuros, estão em incubadoras.

A chance de sobrevivência dos quadrigêmeos é bastante alta. "No entanto, os bebês, por comparação com um nascimento normal na 40ª semana de gravidez, não estão ainda completamente desenvolvidos. Portanto, não é possível descartar totalmente eventuais complicações", completou a emissora.

Inseminação para dar 'irmãozinho' à filha

Apesar de ter uma família já numerosa, a berlinesa não hesitou em tentar engravidar novamente para dar a sua filha mais nova, de 9 anos, o irmãozinho que ela pediu. 

Annegret havia realizado múltiplas tentativas de inseminação na Ucrânia com um doador e uma doadora anônimos. 

A última inseminação excedeu suas expectativas e os quatro óvulos implantados foram fecundados. Sem inseminação artificial, as chances de ter quadrigêmeos é estimada em 1 entre 600 mil.

"Foi um choque. Falei com meu ginecologista. Refleti e tomei a decisão que, no fundo, eu já sabia", declarou ao tabloide "Bild". "Não tenho medo. Parto do princípio de que tenho saúde boa e estou em forma", assegurou.

Os demais filhos de Annegret, nascidos de cinco pais diferentes, não moram mais com a mãe.

Críticas à gravidez tardia

Entrevistada em abril, a sexagenária rebateu as críticas sobre a falta de responsabilidade, em particular pelo fato de que terá mais de 70 anos quando os filhos começarem a frequentar a escola.

"Nunca se sabe o que vai acontecer. Também podem acontecer coisas quando você tem 20 anos", disse, antes de afirmar que cabe a cada pessoa decidir se deseja ter filhos.

"As crianças me permitem continuar sendo jovem", completou Annegret.

Nos últimos anos, vários casos de gravidez tardia provocaram interesse e debate ao redor do mundo. Em 2010, a famosa cantora italiana Gianna Nannini teve uma filha aos 56 anos.

Direito exclusivo de transmissão

O canal privado RTL, famoso por exibir reality show e programas de competição, rapidamente adquiriu os direitos exclusivos da história. A emissora revelou a gravidez ao país em abril.

Depois de acompanhar Annegret Raunigk nos últimos meses com um programa na forma "diário de uma grávida", a RTL prometeu dar prosseguimento ao caso, mas garantiu que não realizou filmagens no hospital onde nasceram os bebês.

Esta não é a primeira vez que a alemã assina um contrato com o grupo RTL. Há 10 anos, ela negociou um contrato de exclusividade com a emissora e com o jornal “Bild” após o nascimento da filha.