Topo

Após mais de quatro décadas, mãe e filho se reencontram no Chile

Travis Tolliman, 41, se reencontrou com a mãe biológica, Nelly Reyes, 61, após 41 anos - Reprodução/CNN
Travis Tolliman, 41, se reencontrou com a mãe biológica, Nelly Reyes, 61, após 41 anos Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 16h36

Após mais de quatro décadas, mãe e filho finalmente se reencontraram em Santiago, no Chile. Travis Tolliver, 41, conheceu Nelly Reyes, 61, em encontro marcado por muita emoção. Reyes teve uma gravidez normal, sem problemas médicos. Mãe de seis filhos, incluindo Tolliver, ela deu à luz, aos 19 anos, um bebê saudável em 15 de novembro de 1973.

De acordo com reportagem da CNN, a alegria logo se transformou em tristeza quando uma enfermeira disse que o bebê havia nascido com um problema cardíaco e sua sobrevivência seria improvável. "Horas mais tarde, me disseram que ele tinha morrido", disse Reyes. Apesar de seus vários pedidos, Reyes diz que nunca viu o corpo da criança tampouco um atestado de óbito.

O bebê recém-nascido foi parar a milhares de quilômetros de distância de sua cidade natal e foi criado na cidade de Tacoma, no Estado americano de Washington, por um casal que não tinha conhecimento do que tinha acontecido, enquanto sua mãe biológica tentava desesperadamente encontrar seu filho.

Tolliver diz que sempre soube que havia sido adotado. O que o supervisor de um centro de distribuição de importações não sabia era que ele fora roubado em sua terra natal, o Chile, poucas horas depois de seu nascimento.

Ele espera que saber a verdade sobre seu passado agora lhe permita superar o trauma psicológico. "Eu não fui abandonado espontaneamente como pensei todos esses anos, então estou me sentindo ótimo. Tudo ainda parece muito surreal para mim", disse.

Filhos do silêncio

O caso de Tolliver não é único no Chile, de acordo com Marcela Labraña, diretora da Agência de Proteção à Criança do país.

"Este não é mais um mito. Sabemos hoje em dia que isso aconteceu e foi real", disse Labraña.

Sua agência atualmente investiga centenas de casos, mas Labraña diz que pode haver milhares de casos de adoções ilegais da década de 1970 e 1980, quando o país foi governado por uma ditadura repressiva.

Reyes diz acreditar que seu filho tenha sido roubado. Tolliver agora está trabalhando com as autoridades para descobrir o que exatamente aconteceu, de acordo com a CNN.

No Chile, eles os chamam de "Filhos do Silêncio". Alguns bebês foram roubados e vendidos. Outros recém-nascidos foram dados por seus avós que conspiraram com médicos, padres e freiras para esconder a gravidez socialmente embaraçosa de uma filha, por exemplo.