Topo

Policiais dos EUA fizeram foto com negro como se ele tivesse sido caçado

Foto divulgada pela Justiça norte-americana mostra dois policiais segurando armas enquanto um preso é mantido no chão, com chifres, como se tivesse sido caçado - Reprodução/Guardian
Foto divulgada pela Justiça norte-americana mostra dois policiais segurando armas enquanto um preso é mantido no chão, com chifres, como se tivesse sido caçado Imagem: Reprodução/Guardian

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 09h36

A foto foi tirada há mais de dez anos, mas só veio a público nesta quarta-feira (27), e é estarrecedora: dois policiais brancos seguram rifles como se tivessem caçado um homem negro, deitado no chão, entre os dois, com chifres de um veado sobre sua cabeça.

De acordo com reportagem do jornal britânico “Guardian”, os policiais de Chicago, Illinois (EUA), não estão mais na ativa: um deles foi preso anos atrás, e o outro foi demitido recentemente.

A fotografia, mantida em segredo por muito tempo, foi tirada entre 1998 e 2003, em uma delegacia da cidade. Revelada agora por um juiz do Estado, ela havia sido encaminhada à polícia pelo Ministério Público Federal em 2013.

Jerome Finnigan, à esquerda, foi demitido bem antes de a foto ser levada à investigação. Ele foi condenado a 12 anos de prisão em uma instituição federal por outros motivos: sonegação de impostos e roubo.

Timothy McDermott’s, o outro policial, foi demitido em 2014 por causa da fotografia com a prova do abuso. Ele pediu ao juiz que a imagem fosse mantida em sigilo e está contestando, na Justiça, sua demissão.

Coincidência ou não, a delegacia onde o caso aconteceu fica a menos de um quilômetro de distância da unidade policial de Homan Square, local onde, no começo deste ano, policiais teriam violado direitos civis de presos e praticado tortura, tema investigado pelo “Guardian”.