Muçulmana relata discriminação a bordo de avião da United Airlines, nos EUA
Tahera Ahmad, capelã muçulmana da Northwestern University, em Chicago (EUA), afirma ter sofrido discriminação a bordo de um voo da United Airlines, partindo de Chicago e rumo a Washington D.C., na última sexta-feira (29). O episódio viralizou na internet e pode levar a um movimento de boicote à companhia aérea.
Em sua página no Facebook, Ahmad alegou que uma comissária de bordo foi "claramente discriminatória" depois que ela pediu uma lata fechada de refrigerante por razões de higiene. A funcionária teria lhe dito: "Bem, eu sinto muito. Eu simplesmente não posso te dar uma lata fechada, por isso sem Diet Coke para você".
Segundo o relato dela, a comissária deu ao homem ao lado de Ahmad uma lata fechada de cerveja. "Ela [a comissária] olhou para a lata, rapidamente a agarrou, a abriu e disse: 'É para você não usar como uma arma'".
Na sequência, de acordo com a mulher, ela pediu às pessoas ao redor para testemunharem o caso de preconceito, mas, em vez disso, um dos passageiros se levantou e gritou com ela: "Ô, muçulmana, cala a porra da sua boca. Você sabe que poderia usar a lata como arma, então cala a boca". Sua reação foi chorar no voo.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", ativistas muçulmanos clamaram por um boicote à United Airlines pelas mídias sociais, chamando o alegado incidente de um ato "imperdoável" de fanatismo. A hashtag #UnitedforTahera ("Unidos por Tahera") foi criada para divulgar o protesto.
O porta-voz da United Airlines, Charles Hobart, disse ao "Guardian" que a companhia estava tentando entrar em contato com Ahmad, a fim de "obter uma melhor compreensão do que ocorreu".
Hobart também disse que a empresa estava discutindo o suposto incidente com a Shuttle America, parceira regional da United que operava o voo.
A empresa Republic Airways, proprietária da Shuttle America, não respondeu ao "Guardian" sobre a sua política de bebidas. A política da Administração Federal de Aviação proíbe o transporte de bebidas alcoólicas não abertas, mas não parece ter uma regulamentação específica para latas fechadas.
Ahmad disse ao jornal americano "Chicago Sun-Times" que ela depois recebeu um pedido de desculpas da comissária de bordo em nome de si mesma e do outro passageiro, dizendo que ela havia "reconhecido que foi antiética e que nunca deveria ter dito nada".
Na declaração oficial divulgada pela United Airlines, a empresa afirma que "a aeromoça a bordo do voo tentou várias vezes atender à solicitação de bebidas da sra. Ahmad depois de um mal-entendido sobre uma lata de refrigerante. (...) Falamos com ela esta tarde para obter uma melhor compreensão do que ocorreu e nos desculpar por não entregar o serviço que nossos clientes esperam quando viajam conosco. Estamos ansiosos para ter a oportunidade de receber a sra. Ahmad de volta".
Em outro post do Facebook, publicado na manhã deste domingo (31), Ahmad disse que se decepcionou com a resposta da companhia.
"Infelizmente a United rejeitou toda a minha narrativa e banalizou-a a uma lata de refrigerante. Como passageira premium frequente da empresa, tenho sido servida com bebidas em latas fechadas muitas vezes e tenho acompanhado os procedimentos da United em todas as minhas viagens."
"Eu dediquei minha vida à paz, fui neste voo da United para promover ativismo de justiça social, com conversas justas e pacíficas entre israelenses e palestinos na [comunidade interreligiosa] Kids4Peace. É realmente desanimador quando a discriminação contra americanos como eu, que estão trabalhando duro todos os dias para promover o diálogo e a compreensão, é desconsiderada e banalizada. Eu não recebi um sincero pedido de desculpas por escrito para a dor e mágoa que eu experimentei como resultado da discriminação e das palavras de ódio dirigidas a mim", diz o texto dela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.