Topo

Considerado o homem mais velho da Europa, indiano morre aos 111 anos

Indiano Nazar Singh, considerado o homem mais velho na Europa, morreu aos 111 anos - Reprodução/The Guardian
Indiano Nazar Singh, considerado o homem mais velho na Europa, morreu aos 111 anos Imagem: Reprodução/The Guardian

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 12h38

A foto da comemoração de seus 111 anos de idade --é isto mesmo, 111 anos-- mostra o segredo da longevidade de Nazar Singh: uma dose de uísque toda noite.

Morador de Sunderland (a cerca de 450 km de Londres), Singh era considerado o homem mais velho da Europa e estava na Índia quando morreu, neste sábado (20). Ele estava no país desde janeiro, onde passava uma temporada com dois de seus filhos, e chegou a enviar fotos das comemorações do 111º aniversário para amigos e parentes na Inglaterra, com um copo de cerveja e uma dose do destilado.

Nascido em 8 de junho de 1908 em uma fazenda em Punjab (Índia), imagine só quantos eventos marcantes ele pôde acompanhar: a Grande Depressão, as duas Guerras Mundiais, a independência e divisão da Índia, a queda do Muro de Berlim, dezenas de Copas do Mundo e por aí vai...

Singh mudou-se para a Inglaterra em 1965. Teve 34 netos e 63 bisnetos e sempre esteve rodeado pela família, mais um dos motivos para uma vida tão longeva.

“Ele foi um cara incrível”, disse seu neto Harvinder Gill, 31, ao jornal britânico “The Guardian”. “Ele teve uma vida muito feliz e realizada.”

O neto de Singh contou que o avô sofreu alguns pequenos problemas de saúde nas semanas anteriores a sua morte e que sobreviveu a uma pneumonia. “Infelizmente, seu tempo acabou. Aconteceu nas primeiras horas de sábado, um pouco antes do Dia dos Pais”, que lá é celebrado no terceiro domingo de junho.

O indiano viveu mais que sua mulher, Narajan Kaur, morta há 12 anos, além de suas duas irmãs e quatro irmãos. Apreciador das atividades ao ar livre, ele só deixou de trabalhar em seu jardim aos 107 anos de idade. Além da dose diária de uísque, consumia regularmente leite, óleo de amêndoa e frutas.

“Tenham uma alimentação saudável e cuidem uns dos outros”, disse Singh em uma entrevista por ocasião de seus 110 anos. “A família precisa cuidar dos mais velhos.”

Embora não tivesse um certificado comprovando sua idade, desde que completou cem anos Singh passou a receber uma carta da rainha Elizabeth, da Inglaterra, pelo seu aniversário.