Topo

Cidade russa bane ioga por estar ligada a "cultos religiosos"

Eric Thayer/Reuters
Imagem: Eric Thayer/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 16h00

A Rússia está reprimindo atividades associadas com 'cultos religiosos'. Aparentemente, o ioga se encaixa nessa descrição.

Dois estúdios na cidade de Nizhnevartovsk receberam cartas enviadas pelas autoridades locais e são convidados a parar de oferecer aulas de ioga.

A carta exorta os estúdios Aura e Ingara a "evitar a propagação de novos cultos religiosos" e de movimentos, especificamente a Hatha yoga --popular em toda a Europa-- como sendo "indissoluvelmente ligado a práticas religiosas", diz o jornal "Moscow Times".

Citado no jornal, o instrutor de ioga Inga Pimenova descreve a reação da comunidade de ioga de Nizhnevartovsk como "temerosa e divertida".

No ensinamento hindu, Hatha yoga foi fundada por Shiva --uma das principais divindades-- e transmitida através de discípulos.

O ioga é muito popular em todo o mundo. Nos EUA, 8,7% da população são praticantes, segundo o "The Yoga Journal", o que equivale a cerca de 20,4 milhões de pessoas.

Na semana passada, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo celebraram o primeiro Dia Internacional de Ioga. (Com Metro.co.uk)