Topo

Islândia legaliza blasfêmia no país em apoio à revista "Charlie Hebdo"

Stephane Mahe/ Reuters
Imagem: Stephane Mahe/ Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 16h59

A Islândia votou pela legalização da blasfêmia na última quinta-feira (2) depois de um projeto de lei ter sido apresentado ao parlamento pelo Partido Pirata do país.

Anteriormente, pela lei islandesa, qualquer pessoa acusada de "ridicularizar ou insultar os dogmas ou adoração de uma comunidade religiosa legalmente existente" poderia ser punida com três meses de prisão ou multa.

No entanto, após o assassinato de 11 pessoas em Paris depois que a revista satírica "Charlie Hebdo" publicou caricaturas do profeta Maomé, o Partido Pirata introduziu uma medida para revogar a lei de 1940, em janeiro.

"O parlamento islandês emitiu uma mensagem importante de que a liberdade não se curvará a ataques sangrentos", disse o partido em um comunicado divulgado após a votação bem-sucedida.

A medida foi amplamente apoiada pela maioria das figuras políticas, religiosas e públicas da Islândia --apesar da relação conturbada, boa parte dos islandeses apoia o Partido Pirata.

O partido, liderado por Helgi Hrafn Gunnarsson, é o menor no Althing --o parlamento islandês--, que conta com 63 membros, mas tem recebido bons resultados nas urnas. (Com Independent)