Topo

Perdas recentes do EI provam que grupo pode ser derrotado, diz Obama

"Os EUA continuarão a afirmar através de palavras e ações que não estão em guerra com o islã", afirmou Obama nesta segunda-feira (6) - Jonathan Ernst/Reuters
"Os EUA continuarão a afirmar através de palavras e ações que não estão em guerra com o islã", afirmou Obama nesta segunda-feira (6) Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/07/2015 17h52

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou uma atualização sobre a campanha militar contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque nesta segunda-feira (6). Obama se reuniu com equipes de defesa, inteligência e diplomacia pra discutir o conflito com o grupo terrorista.

"Não será rápido. Esta será uma campanha a longo prazo", disse Obama. De acordo com o presidente americano, as perdas recentes do EI na Síria e Iraque provam que o grupo pode ser derrotado.

Ele também disse que pretende "sufocar" o grupo, mas que "os EUA continuarão a afirmar através de palavras e ações que não estão em guerra com o islã". "As ideologias não são derrotadas pelas armas, mas por ideias melhores. O combate ao Estado Islâmico será uma luta de gerações que precisará da cooperação dos muçulmanos no mundo todo."

Encontros de Obama com altos funcionários do Pentágono e outros assessores de segurança nacional aconteceram depois de uma onda de ataques aéreos durante o último fim de semana pela coalizão liderada pelos Estados Unidos no leste da Síria.

Obama tem insistido que não vai enviar tropas dos EUA para lutar contra o Estado Islâmico no Iraque ou na Síria. No entanto, reconheceu que os EUA não têm uma "estratégia completa" para o treinamento de tropas iraquianas para realizar missões terrestres.