Topo

Nos EUA, cachorra caminha 56 km para voltar para casa após 9 dias perdida

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 19h54

Patrulheiros do parque Los Penasquitos Canyon Preserve, em Carlsbad --no Estado americano da Califórnia--, alertaram Kris Anderson na semana passada que ela deveria desistir de encontrar sua cachorra Georgia.

Em 27 de junho, o sharpei de 8 anos desapareceu nas colinas correndo atrás de um coelho, e muitas horas de procura depois, Anderson não fazia ideia de onde Georgia poderia estar. Como alguns coiotes vivem na reserva, Anderson não acreditava que seu bichinho pudesse sobreviver à noite, de acordo com reportagem do "San Diego Union Tribune".

Mas ela e sua filha, Sarah Lucas, não desistiram. Dia após dia, elas viajavam 112 os quilômetros que separam o parque da cidade de Carlsbad.

Na última segunda-feira (6), a procura delas se encerrou. Anderson estava dormindo em casa quando, de repente, Georgia entrou correndo em seu quarto e pulou na cama. Exausta e coberta de arranhões, a cachorra caminhou 56,3 quilômetros entre cânions e subúrbios, abriu um portão lateral da residência e entrou pela portinha do cachorro.

"Eu não conseguia acreditar. Pensei 'como isso pode ter acontecido', disse Anderson, 64.

O veterinário Luis Lizarraga examinou Georgia algumas horas depois e disse que ela estava em ótimas condições depois de enfrentar predadores, tráfego de veículos e uma chuva torrencial que caiu no feriado de 4 de Julho.

Desde que chegou em casa, na segunda-feira, Georgia tem passado boa parte do tempo dormindo no sofá, comendo e procurando por Anderson toda vez que ela deixa o ambiente. Anderson disse que está tão agradecida pelo retorno da cachorra que vai passar a seguir as leis que determinam o uso da coleira.

"Eu adorava vê-la sem coleira porque é da natureza dela, mas prometi a mim mesma que não farei mais isso", disse.