Topo

Capa de iPhone em formato de revólver é ideia terrível, alerta polícia dos EUA

Senador Chuck Schumer durante entrevista em seu escritório em Nova York (EUA) - Andrew Renneisen/The New York Times
Senador Chuck Schumer durante entrevista em seu escritório em Nova York (EUA) Imagem: Andrew Renneisen/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

08/07/2015 16h21

Uma capa para iPhone que tem o formato de um revólver pode ser facilmente confundida com uma arma de verdade, é o que tem alertado os departamentos de polícia dos EUA nas últimas semanas.

As cases --em preto, branco e rosa-- são feitas por fabricantes estrangeiros. Segundo o "New York Times", a maioria parece ser importada da Ásia.

Na semana passada, o vice-inspetor Judith Harrison, do Departamento de Polícia de Nova York, postou uma mensagem no Twitter alertando os consumidores a não comprarem o objeto. A polícia do Estado de Nova Jersey também recomendou que as pessoas não comprem a case.

"Esta capa de celular é uma ideia terrível", postou o departamento de Nova Jersey em sua página no Facebook. "Os policiais não têm o luxo do tempo na tomada de decisões em frações de segundo, enquanto interagem com o público."

O Ministério Público em Ocean County (Nova Jersey), também comentou sobre Facebook. "Por favor, gente --esta case de celular não é um produto legal ou uma boa ideia".

 

Nesta terça-feira, o senador Chuck Schumer disse que a venda das capas pode ser ilegal e pediu a varejistas online, incluindo Amazon e eBay, para parar imediatamente de vendê-las.

Schumer disse que uma lei federal exige que brinquedos ou imitações de armas tenham uma marca laranja altamente visível para identificá-los como inofensivos. Uma vez que a capa de celular não tem o marcador, ele disse que iria trabalhar com funcionários aduaneiros para bloquear sua importação e venda.

"Por anos, temos nos preocupado com as armas falsas de aparência realista. E isso é precisamente por isso que esta lei federal foi colocada em prática", disse o senador.

"Parece que, literalmente, você tem uma arma saindo do bolso de trás", disse Michael J. Bouchard, um xerife de Michigan. "Nós não somos um grande fã disso em qualquer nível." (Com The New York Times)