Topo

Presos reclamaram do barulho de obras antes da fuga de "El Chapo"

"El Chapo", minutos antes da fuga - BBC
"El Chapo", minutos antes da fuga Imagem: BBC

15/07/2015 13h59

Detentos da prisão de onde o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán fugiu através de um túnel haviam reclamado do barulho de perfurações no local dias antes da fuga, revelou nesta quarta-feira (15) o jornal mexicano "La Reforma".  

De acordo com o jornal, autoridades da prisão haviam autorizado "trabalhos de construção e de vedação" de dutos no perímetro.

Fontes ouvidas pelo diário informaram que as obras eram "extremamente barulhentas" e que um grande número de detentos havia reclamado. É possível que esse barulho possa ter "disfarçado" as escavações feitas pelo próprio narcotraficante. 

Outra revelação foi a de que os guardas demoraram 30 minutos para soar o alarme após a fuga do traficante pelo túnel de cerca de 1 km.

As autoridades mexicanas que investigam a fuga decidiram deter 22 funcionários da prisão de segurança máxima por suspeitas de que tenham colaborado com a saída do criminoso.

O México ofereceu uma recompensa de US$ 3,8 milhões por informações que levem à captura de Guzmán. (Com agências internacionais)