Topo

Atirador mata duas pessoas e se suicida em cinema de Louisiana (EUA)

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 23h12Atualizada em 24/07/2015 23h46

Um ataque a tiros em um cinema de Lafayette, em Louisiana (EUA), na noite desta quinta-feira (23), deixou ao menos três pessoas mortas, incluindo o autor dos disparos, segundo a polícia da cidade.

Brooks David, sargento de polícia da cidade, no sul dos Estados Unidos, confirmou em entrevista à rede norte-americana "CNN" que por volta das 19h30, horário local, 21h30 em Brasília, um homem de 58 anos abriu fogo contra espectadores do cinema Grand 16 Theather durante uma sessão da comédia Descompensada (Trainwreck). Duas pessoas morreram no ataque e sete ficaram feridas, três delas em estado crítico.

Após o ataque, o atirador, ainda não identificado, se matou no local, somando, assim, três pessoas mortas no ataque. Segundo as autoridades, havia cerca de 100 pessoas na sala no momento do ataque.

Todd Moffatt, gerente de uma pizzaria na região do ocorrido, disse que viu de 20 a 30 ambulâncias e carros de polícias chegarem ao local. A área está bloqueada.

Ameaça de bomba

"Nós ouvimos um estalo alto, que parecia ser de fogos de artifício", disse ao "Advertiser" Katie Domingue, uma das pessoas que estavam no cinema. Ela relatou ter visto em seguida um "homem branco, mais velho" em pé e atirando para dentro do cinema, mas não na sua direção.

Segundo relato do jornal local "The Acadiana Advocate", os estudantes da Universidade de Louisiana em Lafayette, Jacob e Jordan Broussard, e Jalen Fernell, 20, contaram que assistiam a outro filme em uma sala do outro lado do corredor quando ouviram tiros e a sirene de evacuação. Ao correrem para a frente do teatro, viram uma mulher deitada no chão, coberta de sangue.

Três horas depois do tiroteio, logo após uma entrevista coletiva com a presença do governador e outras autoridades nos arredores do cinema, policiais pediram a profissionais de imprensa e curiosos que se afastassem do local, pois a rede local de televisão "KATC" havia recebido uma ameaça de bomba em um condomínio próximo.

O carro do suspeito também foi localizado e teria, segundo a polícia, um "pacote suspeito", que deverá ser detonado.

 

Histórico de violência

O episódio acontece apenas um mês depois de um jovem branco disparar contra frequentadores de uma igreja da comunidade negra de Charleston, no Estado da Carolina do Sul, em 18 de junho, e deixar nove mortos.

O caso levantou a questão do ódio racial nos EUA: Dylann Storm Roof, 21, era considerado por conhecidos um "racista convicto". Após investigação da polícia, Storm irá responder pelo crime de ódio, além das nove mortes, e pode ser condenado à pena de morte.

Há pouco mais de 3 anos, um cinema foi palco de outro massacre, em Aurora (Colorado), quando James E. Holmes, 24, abriu fogo contra a plateia durante exibição do filme Batman: The Dark Knight. Em 20 de julho de 2012 o atirador, vestido dos pés à cabeça com equipamento tático de proteção, matou 12 pessoas e deixou 58 outras feridas, ao abrir fogo usando um rifle AR-15, uma espingarda de calibre 12 e dois revólveres calibre .40.

Nesta quinta-feira (23), Holmes foi considerado elegível à condenação por pena de morte. A defesa tenta alegar que Holme é doente mental, e portanto, inimputável, no entanto, o argumento não foi aceito. Ele já havia sido considerado culpado pelo massacre.