Topo

Morre de câncer mulher coberta de poeira em foto icônica do 11 de Setembro

Marcy Borders, à direita, em foto célebre do atentado contra o World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, e, à esquerda, durante entrevista em seu apartamento em 2002 - Stan Honda/AFP
Marcy Borders, à direita, em foto célebre do atentado contra o World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, e, à esquerda, durante entrevista em seu apartamento em 2002 Imagem: Stan Honda/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/08/2015 08h59

Morreu de câncer no estômago aos 42 anos de idade Marcy Borders, cuja foto em que aparece coberta de poeira após o atentado ao World Trade Center se tornou uma das imagens ícones do 11 de Setembro.

A família de Marcy Borders anunciou seu falecimento na segunda-feira no Facebook.

Borders culpava a inalação de poeira durante o ataque pelo seu câncer. Após os atentados, ela perdeu o emprego e sofreu também de alcoolismo, abuso de drogas, depressão e ansiedade.

"Ela sucumbiu às doenças que atacaram seu corpo depois do 11 de Setembro", disse seu primo, John Borders, à BBC. "Além de perder muitos amigos e colegas naquele dia e nos dias seguintes, as dores encontraram uma maneira de ressurgir", acrescentou. 

Uma parte dela morreu naquele dia fatídico, segundo a família.

Marcy Borders, que tinha 28 anos no momento dos ataques, trabalhava há apenas um mês no Bank of America, no 81º andar da torre norte quando o avião atingiu o edifício. 

Ela desafiou as ordens do chefe para ficar no local e fugiu pelas escadas, sendo fotografada por Stan Honda ao atingir o lobby.

Na foto, o ar aparentava estar pesado e Borders, que demonstrava estar chocada, estava coberta de poeira, cercada por uma luz amarelada. Ela se tornou conhecida como "The Dust Lady". (Com agências internacionais)