Topo

Confissão em leito de morte levou a trem nazista, diz Polônia

Vista da cidade de Walbrzych, na Polônia, perto de onde acredita-se estar escondido um trem nazista carregado com ouro e jóias roubados de judeus - AP
Vista da cidade de Walbrzych, na Polônia, perto de onde acredita-se estar escondido um trem nazista carregado com ouro e jóias roubados de judeus Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 13h06

O governo da Polônia afirmou nesta sexta-feira (28) que uma confissão feita no "leito de morte" foi o que levou à descoberta de um trem que estaria carregado de ouro e joias roubados pelos nazistas durante a Segunda Guerra. A identidade do autor da confissão, que teria ajudado a esconder o trem, não foi revelada.

"Há uma chance muito alta, de mais de 99%, de que esse trem realmente exista", afirmou o vice-ministro da Cultura, Piotr Zuchowski, em uma coletiva nesta manhã em Varsóvia. "É uma situação sem precedentes."

Segundo Zuchowskin, uma imagem de radar revelou a presença de um trem de cerca de 100 metros em território polonês, próximo à fronteira com a República Tcheca. O advogado dos dois homens que descobriram o veículo estava presente no momento da exploração.

O conteúdo do trem não é sabido com exatidão, mas suspeita-se que esteja carregado com ouro, joias e obras de artes. 

No final da Segunda Guerra, os nazistas construíram uma série de estruturas subterrâneas em uma região montanhosa no sudoeste da Polônia, numa área que fazia parte da Alemanha.

A Polônia irá escavar o local depois que engenheiros militares tenham garantido a segurança do local, que pode estar carregado de explosivos, afirmou Zuchowski.

Ele fez um alerta para que os "caçadores de tesouros" deixem de ir ao local em busca do trem.

"Após a publicação de informações sobre a descoberta de um 'trem de ouro' na região de Walbrzych, observa-se uma atividade crescente de caçadores de tesouros. Exorto a todos que parem de procurar até o final do procedimento formal para garantir a segurança desta descoberta", acrescentou.(Com agências internacionais)