Topo

Tufão traz cheias "sem precedentes" e deixa desaparecidos no Japão

Do UOL, em São Paulo

10/09/2015 08h20

O tufão Etau trouxe nesta quinta-feira (10) fortes chuvas para o centro e o leste do Japão, onde ocorreram inundações "sem precedentes", que deixaram vários desaparecidos e dezenas de feridos, além de terem forçado a retirada de mais 140 mil pessoas de suas casas.

A cidade de Joso, no leste do Japão, foi uma das mais afetadas, depois que a tempestade fez transbordar um rio. As cheias destruíram casas e carros, ao mesmo tempo que os moradores desesperados pediam ajuda.

As dramáticas cenas exibidas ao vivo pelo canal público NHK mostraram a água procedente do rio Kinugawa invadindo a cidade de Joso, de 65.000 habitantes. 

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) decretou o nível máximo de alerta nas prefeituras japonesas de Ibaraki e Tochigi devido à previsão de fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra.

Nas áreas mais afetadas, a quantidade de chuva superou em apenas 24 horas o dobro do habitual para todo o mês de setembro.

Na histórica cidade de Nikko e em outras localidades da prefeitura de Tochigi, as precipitações acumularam mais de 500 milímetros nas últimas 24 horas, o maior volume nas últimas três décadas.

"O risco de deslizamentos é muito importante", disse Takuya Deshimaru, responsável da agência nacional, para quem estas chuvas "são de uma magnitude desconhecida até o momento".

Na prefeitura de Tochigi, 90 mil pessoas receberam ordem para abandonar suas casas, e outras 80 mil foram aconselhadas a se retirar, informou a rede de televisão NHK.

As intensas chuvas agravaram um problema vinculado às águas contaminadas da central nuclear acidentada de Fukushima, depois que provocaram o transbordamento das bombas de drenagem do local, o que jogou água contaminada com radiação no oceano.

"A chuva tem uma escala que nunca havíamos registrado antes", disse a meteorologista Takuya Deshimaru.

O primeiro-ministro Shinzo Abe declarou que o governo está em alerta máximo.

"O governo permanecerá unido e fará todo o possível para lidar com este desastre. As pessoas são as nossas prioridades", disse.

Em Joso, as casas e os veículos foram arrastados junto com postes de energia elétrica, enquanto oficiais do Exército eram enviados à região para ajudar no resgate.

"Por favor, continuem pedindo ajuda. Por favor, não percam a esperança", afirmou um apresentador da NHK em uma mensagem supostamente dirigida aos habitantes da região.