Topo

Alemanha reintroduz controles de fronteira diante de fluxo de refugiados

Refugiados chegam a estação de trem em Munique, no sul da Alemanha, neste domingo (13) - Sven Hoppe/AP
Refugiados chegam a estação de trem em Munique, no sul da Alemanha, neste domingo (13) Imagem: Sven Hoppe/AP

Do UOL, em São Paulo

13/09/2015 13h42

O ministro alemão do Interior, Thomas de Maiziere, anunciou neste domingo (13) a reintrodução provisória de controles nas fronteiras para "conter o fluxo de refugiados que chegam à Alemanha".

"A Alemanha introduz provisoriamente controles em suas fronteiras, em particular com a Áustria", indicou o ministro em Berlim, depois que nas duas últimas semanas 63.000 imigrantes chegaram a Munique, principal porta de entrada na Alemanha.

Além disso, o ministro advertiu que a Alemanha não está disposta a permitir que os refugiados que chegam à Europa possam escolher o país de acolhida.

Os demandantes de asilo devem entender que "não podem escolher os Estados nos quais buscarão proteção", disse à imprensa.

As regras europeias, que impõem que as demandas de asilo sejam apresentadas no primeiro país de entrada na União Europeia, "devem seguir funcionando", acrescentou.

A circulação de trens da Áustria em direção à Alemanha foi interrompida às 17h (horário local, 12h de Brasília), informou a agência APA.

O corte do tráfego ferroviário acontece no momento em que a Alemanha anunciou o restabelecimento temporário dos controles em sua fronteira com a Áustria, pela qual a cada dia entram centenas ou milhares de refugiados que fogem da guerra ou da pobreza em países do Oriente Médio e da Ásia.

Neste domingo, o governo do Estado federado da Baviera, no sul da Alemanha, reuniu-se de forma extraordinária para buscar soluções de emergência para atender aos milhares de refugiados chegando da Áustria.

Segundo números fornecidos pela polícia, apenas ontem chegaram à estação central de Munique, a capital bávara, 12.200 solicitantes de asilo, aos quais se somaram outros 750 no começo da manhã de hoje.

O prefeito da cidade, o social-democrata Dieter Reiter, lançou ontem um alerta por não contar com suficientes vagas para alojar a todas as pessoas que chegam da Hungria através da Áustria.

"Devido aos números registrados ontem (sábado), está claro que chegamos ao limite extremo de nossas capacidades" para acolher os demandantes de asilo que chegam à cidade depois de atravessar os Bálcãs, Hungria e Áustria, declarou um porta-voz da direção da polícia de Munique.

"O objetivo de hoje (domingo) será continuar transferindo o maior número possível" de refugiados a outros centros do país "com o objetivo de acolher os que vão chegando", disse o porta-voz.

Legalmente justificada

A União Europeia declarou que a Alemanha parece estar legalmente justificada em restituir controle de fronteiras, especialmente em sua divisa com a Áustria, e disse que isso mostrou a necessidade de os países do bloco definirem uma abordagem comum à questão dos refugiados.

"A reintrodução temporária dos controles de fronteira entre os estados-membros é uma possibilidade excepcional explicitamente prevista e regulada pelo código de fronteiras Schengen, em caso de uma situação de crise", disse a Comissão Europeia em comunicado.

"A situação atual na Alemanha, à primeira vista, parece ser uma situação abrangida pelas regras". (Com agências internacionais)