Topo

Bombardeio atinge hospital de ONG no Afeganistão; EUA admitem incidente

Integrantes da ONG esperam por socorro após ataque a hospital em Kunduz - MSF/AFP
Integrantes da ONG esperam por socorro após ataque a hospital em Kunduz Imagem: MSF/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/10/2015 02h14Atualizada em 04/10/2015 10h29

O hospital da organização internacional Médicos sem Fronteiras (MSF) em Kunduz, no Afeganistão, foi atingido por um bombardeio noturno, informou a ONG neste sábado (3). Segundo a organização, o ataque deixou ao menos 19 mortos --12 membros da ONG, 4 pacientes adultos e 3 crianças. 

O bombardeio contra o hospital prosseguiu por mais de 30 minutos mesmo após a ONG ter avisado aos Exércitos dos EUA e do Afeganistão que o local estava sendo atingido por projéteis, segundo a organização.

Os Estados Unidos reconheceram que causaram "danos colaterais" à instalação médica durante um bombardeio em Kunduz, e disseram estar investigando o incidente.

EUA e Afeganistão confirmam incidente

O porta-voz das tropas americanas no Afeganistão, coronel Brian Tribus, disse à agência de notícias Efe que houve um ataque aéreo contra indivíduos que ameaçavam o contingente, e que o ataque pode ter causado danos colaterais em uma instalação médica próxima. "O incidente está sendo investigado", afirmou.

O governo afegão também confirmou o bombardeio. O porta-voz do Ministério da Saúde do Afeganistão, Wahidullah Mayar, escreveu na rede social Twitter que o centro de saúde ficou "destruído quase em sua totalidade pelo fogo causado após o bombardeio dos EUA".

Culpa de quem?

O governo do Afeganistão culpou o grupo radical Taleban pelo bombardeio, por terem decidido se esconder no hospital durante os confrontos com as tropas afegãs, que contavam com apoio aéreo americano.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Seddiq Seddiqi, "entre 10 e 15 terroristas se esconderam no hospital".

Por sua vez, o Taleban condenou o ataque e afirmou que não havia nenhum insurgente dentro do hospital. O porta-voz da milícia, Zabihullah Mujahid, disse em comunicado que a agência de inteligência do Afeganistão passou informações falsas aos EUA, levando ao ataque ao hospital.

"As forças americanas bombardearam um hospital civil na cidade de Kunduz, no qual médicos, enfermeiras e pacientes foram martirizados e feridos", afirmou.

Cidade acabou de ser retomada dos talebans

Cidade estratégica do norte do Afeganistão, Kunduz foi reconquistada pelo Exército afegão das mãos dos talebans na quinta-feira passada, após três dias de batalhas.

Kunduz foi a primeira grande cidade afegã tomada pelos talebans desde que foram expulsos do poder, em 2001, pela invasão americana ao país.

(Com Agências Internacionais)

Exército afegão anuncia a retomada do controle de Kunduz

AFP