Topo

Quem são os favoritos para o Nobel da Paz em 2015

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 09h32

O Prêmio Nobel da Paz de 2015 será anunciado na próxima sexta-feira (9) em Oslo, na Noruega. O segredo é marca da premiação, e a mudança na liderança do Comitê do Nobel, em março deste ano, a torna ainda mais misteriosa desta vez. 

Alguns candidatos, porém, têm sido apontados como favoritos pela imprensa mundial. Veja a seguir o principal deles.

Papa Francisco - Max Rossi/Reuters - Max Rossi/Reuters
Imagem: Max Rossi/Reuters

Papa Francisco

O argentino superpop teve um papel importante no reatamento das relações diplomáticas entre EUA e Cuba e tem adotado posições pouco convencionais para um líder da Igreja Católica. Ele disse, por exemplo, que cachorros vão para o céu e disse que a igreja deve abrir as portas para gays e divorciados. Além disso, é um entusiasmado defensor da justiça social e da proteção ao meio ambiente.

Angela Merkel - EPA/BERND VON JUTRCZENKA - EPA/BERND VON JUTRCZENKA
Imagem: EPA/BERND VON JUTRCZENKA

Angela Merkel

A chanceler (premiê) alemã se somou aos favoritos devido à política de seu país em favor aos refugiados vindos da Síria. Ela tem pressionado seus parceiros da União Europeia por uma política conjunta de refúgio. Sua atitude, porém, não é tão favorável àqueles vindos dos Bálcãs, que são vistos como "imigrantes econômicos".

Mohammad Javad Zarif e John Kerry - Denis Balibouse/Reuters - Denis Balibouse/Reuters
Imagem: Denis Balibouse/Reuters

John Kerry e Mohammed Zarif

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o chanceler do Irã, Mohammed Zarif, aparecem na lista devido à negociação do acordo nuclear entre os dois países, fechado em junho após dois anos de intensas conversas. O acordo, no entanto, ainda precisa ser implementado.

Mussie Zerai - Tiziana Fabi/AFP - Tiziana Fabi/AFP
Imagem: Tiziana Fabi/AFP

Mussie Zerai

Esse padre da Eritreia criou uma "hotline" para refugiados de seu país e de outras regiões que se encontram em situações de emergência durante a jornada para a Europa. 

Denis Mukwege - Fábio Berriel/Folhapress - Fábio Berriel/Folhapress
Imagem: Fábio Berriel/Folhapress

Dennis Mukwege

Esse ginecologista tem estado no radar do Nobel por vários anos devido ao seu trabalho com vítimas de estupro na República Democrática do Congo (antigo Zaire). Em 2014, ele recebeu um prêmio de direitos humanos da União Europeia.

Victor Ochen - AYINET/Reprodução - AYINET/Reprodução
Imagem: AYINET/Reprodução

Victor Ochen

O ativista de 33 anos criou a African Youth Initiative Network (Rede Iniciativa para a Juventude Africana) para ajudar crianças e jovens vítimas do conflito armado. Ele viu o próprio irmão ser sequestrado pelo grupo rebelde Exército de Resitência do Senhor, no norte de Uganda.