Topo

Wikipedia pede ajuda para localizar colaborador desaparecido na Síria

Bassel Khartabil, colaborador do Wikipedia, está desaparecido na Síria - Reprodução/FreeBassel.org
Bassel Khartabil, colaborador do Wikipedia, está desaparecido na Síria Imagem: Reprodução/FreeBassel.org

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 17h53

A Wikipedia pediu ajuda nesta quinta-feira (8) para localizar o ativista Bassel Khartabil, colaborador da plataforma, que está desaparecido na Síria há cinco dias.

Khartabil estava trabalhando para preservar digitalmente a cidade síria de Palmira, um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, Patrimônio Mundial desde 1980. Em maio de 2015, Palmira foi tomada pelo Estado Islâmico, que vem destruindo-a.

Anos antes desses eventos, Bassel esteve trabalhando para capturar o esplendor de Palmira digitalmente e transformá-la em arquivos 3D. Em 15 de março de 2012, o ativista desapareceu enquanto estava viajando para o distrito de Mazzeh, em Damasco. Era aniversário de um ano do início dos conflitos na Síria e dali a algumas semanas Bassel se casaria com a ativista de direitos humanos Noura Ghazi.

Nos últimos três anos, Bassel ficou preso na cidade de Adra, acusado de "espionar para o Estado inimigo" sob o código criminal sírio. Bassel e Noura se casaram em janeiro de 2013, mesmo com o ativista atrás das grades.

Segundo sua mulher, no dia 3 de outubro Bassel foi orientado por um policial a empacotar seus pertences por que ele deveria partir. Desde então, sua família não tem mais informações sobre seu estado ou paradeiro.

Donatella Della Ratta, amiga próxima de Bassel, disse ao Wikipedia que ela e Noura estão preocupadas de que o ativista esteja sendo julgado arbitrariamente sem representação legal.

Para ajudar na campanha de localização do ativista, foi criado um site, uma página no Facebook e um Twitter, além de uma petição no Change.org.

 

We need your help raising awareness about a Wikipedian who may be in danger in Syria. Bassel Khartabil worked to...

Posted by Wikipedia on Quinta, 8 de outubro de 2015