Topo

Rebeldes expulsam Médicos Sem Fronteiras de área da Ucrânia

Brendan Hoffman/The New York Times
Imagem: Brendan Hoffman/The New York Times

Do UOL, em Brasília

24/10/2015 17h47Atualizada em 26/10/2015 17h40

Um grupo rebelde que disputa o controle do leste da Ucrânia expulsou a MSF (Médicos Sem Fronteiras) da região em que atuava desde 2011. A notícia foi confirmada neste sábado (24) pela ONG em seu site oficial. A expulsão foi feita pelo grupo conhecido como RPD (República Popular de Donetsk). O leste da Ucrânia se transformou, desde 2014, em uma zona de guerra disputada por forças leais ao governo ucraniano e grupos rebeldes simpatizantes da Rússia.

De acordo com o diretor de operações da ONG, Bart Janssens, a decisão tomada pela RPD é “preocupante”. “Estamos extremamente preocupados com essa ação que irá tirar a possibilidade de milhares de pessoas de terem assistência médica”, disse Janssens.

“Essa decisão terá consequências graves à vida dos pacientes que a MSF está deixando para trás”, disse Janssens.

Desde o início do conflito na região, a MSF tem atendido pacientes dos dois lados do confronto. A ONG atende ainda prisioneiros dos rebeldes, alguns dos quais sofrem de doenças como tuberculose.

Na tarde desta segunda-feira (26), a MSF Brasil enviou comunicado em que se diz chocada com as alegações. "Ao longo dos últimos 18 meses, MSF tem trabalhado duro para oferecer cuidados médicos gratuitos vitais para pessoas afetadas pelo conflito nos dois lados da frente de batalha. Todas as atividades de MSF, incluindo transporte, estoque e distribuição de medicamentos e nossas atividades de saúde mental foram realizadas em cooperação e coordenação com as autoridades da RPD".

E completa: "Embora MSF tenha recebido uma notificação oficial sobre a anulação de seu credenciamento para trabalhar na RPD em 19 de outubro, em nenhum momento  recebemos esclarecimentos formais acerca das razões por trás dessa decisão de interromper nossas atividades. Estamos extremamente preocupados com a decisão de cancelar nosso credenciamento e interromper nossas atividades, o que irá privar milhares de pessoas de assistência médica vital. Essa decisão terá consequências fatais para os pacientes que MSF está deixando para trás."

A expulsão da MSF da Ucrânia é o segundo revés da ONG neste mês. No último dia 4, um bombardeio comandado pelos Estados Unidos atingiu um hospital da entidade na cidade de Kunduz, no Afeganistão, e matou 12 funcionários e sete pacientes. (Com Guardian)