Topo

Bélgica indicia quinto suspeito por participação nos atentados de Paris

Mohamed Abrini, indiciado por ligação com os atentados de Paris - Reprodução
Mohamed Abrini, indiciado por ligação com os atentados de Paris Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 15h51

A Bélgica indiciou nesta terça-feira (24) Mohamed Abrini de ligação com os atentados de Paris. O homem de 30 anos teria sido flagrado ao lado de Salah Abdeslam --autor dos ataques e foragido da polícia-- dirigindo o mesmo carro usado nas ações terroristas dois dias antes da tragédia. 

A justiça belga emitiu uma ordem de prisão internacional contra Abrini, que é descrito como "perigoso e possivelmente armado".

Em um comunicado, o Ministério Público informou que ele foi filmado em 11 de novembro por volta das 19h em um posto de gasolina na altura de Ressons (85 km ao norte de Paris), no sentido da capital francesa.

No total, cinco suspeitos detidos na Bélgica foram acusados de participação, direta ou indireta, nos atentados de 13 de novembro.

Segurança reforçada

A Bélgica decretou alerta máximo de risco de terrorismo (nível 4), que deve vigorar em Bruxelas até a próxima semana. As escolas e o sistema de metrô serão abertos a partir desta quarta-feira (25), com o reforço de cerca de 500 agentes, informou o governo belga.

O ministro de Interior belga, Jan Jambon, disse à emissora VRT que o efetivo policial garantirá "a máxima proteção" para estes lugares. Cerca de 300 policiais serão posicionados nas escolas de Bruxelas, enquanto outros 200 agentes serão encarregados de fiscalizar as estações de metrô.

Desde a implantação do nível máximo de alerta terrorista no sábado passado (21), o governo belga tinha decidido manter as instituições de ensino (colégios, universidades e creches), o metrô e os bondes subterrâneos fechados para dispor de mais agentes em outros lugares.

Questionado sobre a opinião de alguns cidadãos que consideram que os colégios, universidades e o metrô poderiam ter reaberto antes, Jambon disse que é melhor que isso ocorra "um dia depois, em condições de segurança, do que um dia antes, de forma improvisada". (Com agências internacionais)