Topo

Novo trabalho de Bansky retrata Steve Jobs como refugiado

Bansky retratou Steve Jobs perto de um campo de refugiados em Calais, na França - Reprodução/http://banksy.co.uk/
Bansky retratou Steve Jobs perto de um campo de refugiados em Calais, na França Imagem: Reprodução/http://banksy.co.uk/

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 16h51

O artista britânico Banksy revelou suas últimas obras de arte nesta sexta-feira (11) --grafites com temas de imigração que ele pintou em espaços públicos e em torno da "selva", um campo de refugiados perto de Calais, na França.

A imagem principal na nova série, publicado na página inicial de Banksy, é um retrato do co-fundador da Apple Steve Jobs, cujo pai emigrou para os Estados Unidos da Síria.

Em um comunicado fornecido por um porta-voz de Banksy disse: "Nós somos muitas vezes levados a acreditar migração é um dreno de recursos do país, mas Steve Jobs era o filho de um imigrante sírio. Apple é a empresa mais rentável do mundo, que paga mais de US$ 7 bilhões por ano em impostos --e ela só existe porque autorizaram [a entrada] de um jovem de Homs" [cidade síria]".

O artista criou quatro obras de arte em Calais. Ele rabiscou as palavras "Talvez toda esta situação só vai se resolver" em uma parede na "selva". Na cidade de Calais, ele criou uma versão paródia da pintura de Théodore Géricault "A Balsa da Medusa." A versão de Banksy mostra imigrantes em uma balsa lotada, chegando a um navio de cruzeiro que passa. Em uma praia próxima, ele pintou uma imagem de uma criança segurando um telescópio com um abutre pousado em cima dela.

Em setembro, Banksy anunciou que iria enviar materiais de seu parque temático Dismaland para o campo, que é o lar de milhares de imigrantes e refugiados. A madeira do parque está sendo usado para construir abrigos lá. (Com NYT)