Topo

Terrorista do Bataclan é enterrado em segredo em Paris

Samy Amimour, um dos terroristas que morreram nos atentados de Paris - AFP
Samy Amimour, um dos terroristas que morreram nos atentados de Paris Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

27/12/2015 14h17

Um subúrbio ao norte de Paris foi o local escolhido para o funeral de Samy Amimour, 28, apontado como um dos três autores do massacre que deixou 89 mortos na casa de shows Bataclan, na capital francesa, em 13 de novembro.

Na véspera de Natal, seis semanas após os atentados em que 130 pessoas morreram, o corpo de Amimour foi enterrado em um cemitério em Seine-Saint-Denis, de acordo com informações divulgadas pela BBC neste domingo (27).

A família de Amimour mora no departamento francês onde ele cresceu, e poucas pessoas compareceram à cerimônia, realizada em segredo. O túmulo não tem identificação.

O homem é o primeiro dos terroristas identificados a ser sepultado. Cidadãos franceses têm o direito de serem enterrados onde moraram, onde morreram ou em um local utilizado por sua família para esse fim.

No ataque ao Bataclan, os terroristas entraram atirando durante um show da banda norte-americana Eagles of Death Metal. Após a chegada da polícia ao local, dezenas de pessoas foram feitas reféns, até que dois terroristas se mataram ao acionar os explosivos que carregavam no corpo. Um terceiro homem foi morto a tiros pelos policiais.

Em 2012, Amimou havia sido condenado por infrações ligadas ao terrorismo, acusado de planejar ir até o Iêmen. Foi colocado sob supervisão da Justiça, mas ‘saiu do radar’, o que levou as autoridades a expedir um mandado de prisão internacional contra ele.

Mais tarde foi revelado que ele tinha viajado para a Síria, voltando em seguida para a França.