Topo

Bebê nasce com menos de 300 gramas em parto de emergência nos EUA

A pequena E"layah Faith nasceu pesando cerca de 285 gramas - menos do que uma lata de refrigerante - Reprodução/Fox News
A pequena E'layah Faith nasceu pesando cerca de 285 gramas - menos do que uma lata de refrigerante Imagem: Reprodução/Fox News

Do UOL, em São Paulo

30/12/2015 14h23

Pesando cerca de 285 gramas - menos que uma lata de refrigerante -, a bebê E'layah Faith é o menor bebê prematuro a sobreviver nascido no Carolina's Medical Center, em Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e um dos menores bebês já nascidos em qualquer lugar do mundo, segundo informações da Fox News.

E'’layah nasceu no dia 23 de setembro, 14 semanas antes do tempo normal. Nesta terça-feira (29), ela celebrou a data em que deveria ter nascido “originalmente”. De acordo com o hospital, ela pesa hoje cinco vezes mais do que quando nasceu.

“Nosso objetivo desde o nascimento era fazer com que ela crescesse o mais rápido e da forma mais segura possível”, afirmou o médico neonatologista Andrew Herman, diretor do Levine Children's Hospital.

Durante a gravidez de E'layah, sua mãe, Megan Smith, teve dois derrames, lutou contra os enjoos e teve de lidar com um quadro de pressão alta. Em agosto, Megan percebeu que o bebê não estava crescendo e ficou quase um mês de cama, em repouso. Então, em setembro, os médicos notaram que o bebê não estava se movendo e fizeram um parto de emergência.

Os médicos chegaram a preparar a família de E'layah para o pior. “Nós simplesmente não falávamos sobre isso”, lembra Megan. “Nós dissemos: temos que ter fé, e foi quando decidimos que o nome do meio do bebê seria Faith [Fé, em inglês], porque nós não iríamos desistir dela.”

Agora, graças a uma combinação especial de leite materno e leite em pó, E'layah está quase com 1,5 kg. Megan acredita que a sua filha vai ter uma vida ativa. “Nós rezamos pela sua força. E'layah é o nosso bebê milagroso”, afirmou.