Topo

Indiano com doença óssea rara torna-se campeão de natação

O indiano Moin Junnedi, 18, nasceu com uma doença óssea rara que o torna muito suscetível a fraturas  - Reprodução/Índia Times
O indiano Moin Junnedi, 18, nasceu com uma doença óssea rara que o torna muito suscetível a fraturas Imagem: Reprodução/Índia Times

Do UOL, no Rio

30/12/2015 15h49

O indiano Moin Junnedi, 18, nasceu com uma doença óssea rara que o torna muito suscetível a fraturas -- mesmo uma rajada de vento pode quebrar seus ossos. Ele já quebrou mais de 200 ossos de seu corpo até hoje. Apesar disso, Moin se tornou um dos principais nadadores da Índia, de acordo com informações do jornal India Times.

Desde que começou a nadar, ele já ganhou sete medalhas nacionais e uma internacional em competições para pessoas com deficiência. Recentemente, o governo de Karnataka, no sul da Índia, reconheceu os seus feitos o homenageando no Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.

Moin tem os dois ombros virados para trás e não consegue comer com as mãos. Ele não consegue ficar de pé e mede cerca de 50 centímetros de altura, mas issonão o impediu de se tonar famoso em seu país – o jovem tem milhares de seguidores nas redes sociais e no Youtube.

A vida de Moin mudou quando ele conheceu o treinador de natação especializado em pessoas com deficiência, Umesh Kalaghatagi, com quem tem treinado nos últimos sete anos. Desde então, ele já viajou para diversas partes da Índia e para países como Inglaterra e África do Sul para participar de competições.

Ele também conheceu personalidades importantes, como o ex-presidente da Índia Abdul Kalam e alguns dos seus jogadores preferidos. Seu nome também entrou o Livro dos Recordes indiano e para o Guinness. 

“Nós nunca sentimos nem que o Moin tem uma deficiência e não conseguimos imaginar a casa sem ele. Ele é um amigo, uma força que motiva a todos em casa. Tudo isso aconteceu graças ao treinador Kalaghatagi”, afirmou seu pai, Mushtaque Junnedi.